Ex-aluno do curso de Tecnologia em Alimentos do IF-Sertão é aprovado em doutorado na Espanha

Acreditar no próprio potencial pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais quando estamos diante de uma seleção disputada com pessoas do mundo inteiro. Mas, quando existe boa preparação e competência, nem aquela voz interior que dá o tom de dúvida, nesses momentos, tira o brilho da vitória.

Foi assim que se sentiu o tecnólogo em Alimentos Clemilson Elpídio, ex-aluno do campus Salgueiro do IFSertãoPE, aprovado em segundo lugar no programa de Doutorado da Universidad Católica San Antonio de Murcia, na Espanha, considerada uma das 10 melhores do país.

"Eu vi que a universidade estava com inscrições abertas, e me inscrevi na intenção de ver como era o processo seletivo. No fundo, não achava que conseguiria passar. O processo era muito específico, exigia análise curricular e teste de proficiência. Fiz todas as etapas, e no dia 29 de julho, para minha surpresa, recebi o e-mail comunicando que tinha sido aprovado em segundo lugar! Nossa, foi muito emocionante", lembrou o doutorando. 

Egresso do curso de Tecnologia em Alimentos, Clemilson destaca que foi a vivência no campus que lhe abriu os olhos para oportunidades maiores. "Fazer parte dessa instituição foi um momento único na minha vida, a troca de conhecimentos foi incrível e me deu possibilidade de ver o mundo com outros olhos. No campus aprendi que poderia ser quem eu quisesse. As professoras Cristiane, Luciana e Lívia me incentivavam muito, assim como o professor Scorpion, que se tornou um amigo irmão. Eles me incentivaram a entrar no mestrado, que cursei na UFS, orientado por um professor indiano, e lá já comecei a enxergar oportunidades fora do Brasil", contou.

A aprovação em segundo lugar no doutorado veio com um bônus mais que especial: uma bolsa de estudos para as despesas. Enquanto não embarca, Clemilson se dedica a conhecer melhor o país e a cidade onde vai morar, além de treinar o idioma. "A cidade é linda, encantadora! Estou estudando os costumes e a Língua para chegar mais preparado. O Doutorado faz parte de um programa financiado por grandes empresas de Alimentos, então será uma mudança muito grande, com muitas expectativas e possibilidades tanto pessoais quanto profissionais. Não vou mentir: dá um pouco de medo. Mas, é um medo feliz", brinca Clemilson.

Aos estudantes que estão pensando em ingressar no curso de Alimentos, ele deixa um recado: "jamais desistam! O universo da tecnologia em Alimentos é imenso, o mundo precisa de nós, seja na pesquisa, na docência, na consultoria, no empreendedorismo. Não é fácil, mas eu sou exemplo de que é possível. Somos grandes e capazes!", finalizou.

Ascom Ifsertao