Conselho Universitário da Univasf garante o uso de banheiro de acordo com a identidade de gênero

A Universidade Federal do Vale do São Francisco em respeito aos tratados internacionais e nacionais referentes aos direitos humanos, reconhece o direito de estudantes lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgênero e intersexo – LGBT e compromete-se com a produção de condições de acesso e permanência com qualidade e, portanto, sem discriminação, nos diferentes espaços acadêmicos.

A Universidade tem se preocupado muito com a questão da diversidade de gênero, de raças e de origem social. O objetivo é garantir que as diferenças possam estar dentro da universidade. Há estudantes e professores que entendem que é uma maneira de atender a diversidade ter um banheiro que possa ser ocupado indiscriminadamente, não importando o gênero e sim a inclusão.

No final do mês de Julho, o CONUNI-Conselho Universitário aprovou a Resolução nº 08/2022 que dispõe sobre o uso de nome social e a utilização dos banheiros, vestiários e demais espaços separados por gênero no âmbito da Univasf-Universidade Federal do Vale do São Francisco e revoga a Resolução nº 23/2014 - Conuni.

A partir de agora, além da garantia da Resolução Federal nº 12/2015, a comunidade conta com a regulamentação interna para o uso dos banheiros, vestiários e demais espaços segregados por gênero por pessoas transexuais, travestis e transgênero. Uma vitória para a comunidade LGBTQIAP+ no âmbito da Univasf. 

A Coordenadora de Políticas Afirmativas, Diversidade e Inclusão - CPADI, Leilane Diena, Conselheira responsável pelo envio da proposta e Coordenadora de Políticas Afirmativas, Diversidade e Inclusão da Univasf, agradeceu por todas as mensagens de apoio que recebeu e a todos os demais Conselheiros e Conselheiras que foram sensíveis à causa e votaram por sua aprovação.

Cartazes já foram fixados no campus Juazeiro, CCA e no Espaço Plural. Importante informar que retirar os cartazes fixados nos banheiros, sem autorização, pode gerar responsabilidade administrativa e criminal. D

Denuncie à Ouvidoria ou pelos canais de atendimento da CPADI, caso encontre alguém retirando os cartazes já fixados. 
 
Confira aqui o texto da Resolução nº 008/2022 - CONUNI para conhecimento de toda Comunidade e cards informativos lançados pela CPADI em suas redes sociais.

O Conselho Universitário da Univasf é formado por 64 conselheiros, dos quais 70% são representantes docentes (reitor, vice-reitor, coordenadores de cursos e pró-reitores docentes) e 30% dividem-se entre representantes dos TAEs, representantes discentes e um representante da comunidade externa.

Redação redeGN Texto Ney Vital Foto Reprodução redes sociais