RedeGN - Na Câmara lutaremos pelo fortalecimento das tradições culturais nordestinas’, diz Targino Gondim

Na Câmara lutaremos pelo fortalecimento das tradições culturais nordestinas’, diz Targino Gondim

Com histórico de atuação voluntária na organização de eventos de fomento à cultura em diversas regiões da Bahia, o artista e pré-candidato a deputado federal Targino Gondim (Republicanos) afirma que vai lutar pela preservação e fortalecimento das tradições culturais nordestinas no Congresso Nacional.

Ele pretende levar para toda a Bahia eventos como o Festival Internacional da Sanfona, criado por ele e outras lideranças em 2009. O evento ocorre na cidade de Juazeiro e reúne sanfoneiros de diversos países.

Ocorrem workshops, palestras e aulas do instrumento para jovens e crianças. O festival já lançou vários artistas ao longo de sua existência.

Além disso, Targino realiza ainda, desde 2017, o Festival de Forró da Chapada, considerado “o maior evento de forró gratuito do mundo,” que ocorre em Mucugê e também no município de Itacaré.

“Com estes eventos conseguimos enaltecer a cultura, colocar os jovens em contato direto com a nossa música e nossa arte. Além disso, aquecemos a economia de uma forma surpreendente. Numa cidade como Mucugê, que tem 8 mil habitantes na sede, conseguimos levar 30 mil pessoas ao festival e aquecer a economia do município e de toda a região da Chapada Diamantina. O evento tem artesanatos, culinária típica e a economia criativa do interior da Bahia. É esse modelo que eu quero que seja fortalecido em todo o estado”, diz.

Sem mandatos já realizamos diversos projetos em prol do fomento à cultura para preservar as tradições culturais do Nordeste, além de gerar economia e renda para os municípios e para os profissionais que promovem essas atividades. Na Câmara dos Deputados terei mais força para levar os eventos para toda a Bahia, repercutindo no Brasil”, frisa Gondim.

Projeto Domingueiras

Targino Gondim pretende ainda retomar o Projeto Domingueiras, que consiste em descobrir diversos artistas que estão em orquestras filarmônicas, artesanatos, costura, culinária etc. “Realizamos cursos e apresentação dos trabalhos produzidos aos domingos”, explica.

Ascom Targino Gondim