Apac prevê chuvas acima da média e ventos fortes no mês de agosto

Nesta segunda-feira (1º) teve inicio o mês de agosto. O período ainda faz parte do inverno e, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a expectativa é que sejam registradas chuvas acima da média.

Segundo a meteorologista da Apac Zilurdes Lopes, a alta precipitação deve acontecer nas regiões litorâneas - Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata -, além do Agreste Meridional.

"As chuvas do trimestre devem ser mais fortes emagosto, e em setembro e outubro continuam, mas diminuindo. O fenômeno acontece devidoà influência das ondas de leste e perturbação nos campos do vento", afirmaZilurdes Lopes.

A Apac emitiu nesta segunda-feira (1º) um alerta de chuva para o Grande Recife, Zona da Mata e Agreste. O aviso meteorológico vale até a esta terça-feira (2).

"A previsão indica pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, a partir da noite desta segunda-feira (1º), devendo ter continuidade durante o dia de terça-feira (2), na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata (Norte e Sul) e Agreste", explica a Apac.

O alerta é de Estado de Atenção, o segundo dos três níveis de gravidade dos avisos meteorológicos da Apac, indicando condição significativa dos fenômenos meteorológicos com risco moderado a alto e com potencial severo.

Redação redeGN