Juazeiro/Petrolina: Gonzagueanos mantém legado de Luiz Gonzaga nas datas que celebram morte e festejam o nascimento

Em 1989, ano da morte de Luiz Gonzaga, Diego Andrade era um uma criança, 4 anos. Nascido no Distrito de Pilar, Caraíbas Metais, no dia 03 de agosto de 1985,  o hoje emprensário vai completar 37 anos. Herdou do seu saudoso pai o gosto pela música de Luiz Gonzaga. Adolescente adquiriu o hábito de gravar programas de rádio dedicados a vida e obra de Luiz Gonzaga. Diego é um dos gonzagueanos que todos os anos, na data do nascimento de Luiz Gonzaga, 13 dezembro é presença na festa do Rei do Baião.

Ele coleciona um acervo de discos raros de Luiz Gonzaga. São lps, alguns rarissiomos, em formato de cera. Diego um grande número de fotos com os nomes mais renomados da música brasileira, exemplo Gilberto Gil e Dominguinhos. O amor pela obra de Luiz Gonzaga despertou em Diego a vontade de aprender a tocar sanfona. 

"Um dos momentos mais fortes e emocionantes foi participar em 2012 dos 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga lá em Exu, terra onde ele nasceu. Marcou a minha vida", relata Diego. Recentemente Diego esteve realizando uma visita ao compositor Onildo Almeida que vive em Caruaru, agreste de Pernambuco, um dos mais talentosos parceiros do Rei do Baião.

Outro momento especial, de acordo com Diego foi fazer o aniversário temático para festejar o aniversário do seu primeiro filho, de 3 anos, com o tema sobre Luiz Gonzaga. "É natural buscarmos transmitir para as novas gerações o valor e importância de Luiz Gonzaga para a cultura brasileira", diz Diego.

Luiz Gonzaga (1912 - 1989) é um dos principais nomes da história da música brasileira, completará 110 anos em dezembro. E, para comemorar a data, Paulo Vanderley, que desenvolve pesquisas sobre a vida e a obra do artista, iniciou uma série de ações. Uma destas atividades é o podcast “Luiz Gonzaga - 110 anos do Nascimento”, que está disponível nas plataformas de streaming Spotify e Anchor.

Os episódios já podem ser escutados. toda quarta-feira. Diego Andrade é um dos participantes do Podcast. Paulo Vanderley diz que o objetivo do programa durante o ano é dialogar com pessoas próximas do artista e de seu trabalho. Nos conteúdos já houve conversas com Lenine, Fábio Passadisco, Breno Silveira e Chambinho. 

Em Juazeiro, para homenagear Luiz Gonzaga, existe um grupo de pessoas, que se dedica a estudar a vida e obra de Luiz Gonzaga. O Bloco O Gonzagão foi idealizado em 1996, portanto são 26 anos valorizando e preservando a memória do sanfoneiro Luiz Gonzaga. Neste dia 02 de agosto de 2018, o Grupo mais uma vez presta homenagens ao Rei do Baião. Sanfoneiros e pesquisadores formaram uma roda de sanfona para celebrar a ausência física do sanfoneiro do Riacho da Brígida.

O presidente do Bloco O Gonzagão, João Luiz, diz que é tradição todo ano,  dia 02 de agosto, a festa da saudade e no dia do nascimento especial 13 de dezembro, o grupo se unir e ir participar da Missa de Ação de Graças em Exu.  "Ouvimos música, uns trazem discos vinil antigo, até fita cassete, outros já mostram a tecnologia mais avançada que tem destaque Luiz Gonzaga. E assim mantemos viva a história de Luiz Gonzaga".

No espaço, localizado no bairro João XXIII em Juazeiro, onde funciona o ponto de Encontro dos Gonzagueanos, existe uma exposição de quadros da vida e obra de Luiz Gonzaga e toda uma gastronomia nordestina. 

Redação redeGN Fotos Acervo Diego Andrade