Espaço do leitor: Nossas calçadas e seus problemas

Bom dia Geraldo, como lhe havia prometido,preparei um farto material sobre as calçadas  de Juazeiro para você colocar no Blog.Bota farto nisto !
Preparei um Piloto o qual estou lhe enviado para a sua apreciação,ou seja,Aprovação,Rejeição, ou para se fazer  as correções e os ajustes que se  farão necessário para se adequar às exigências do Blog.

O trabalho é composto por varias partes, contudo o Texto será sempre o mesmo para cada parte,mas com titulo diferente compatível com o tema da Video.

Obrigado pela atenção,
Tenhas um bom dia

Joaquim Ferreira Mendes - Parque Centenário

CALÇADAS EM JUAZERO  - Parte 1 - NOSSAS CALÇADAS E SEUS PROBLEMAS

Calçadas é um espaço público localizado entre a guia de sarjeta e a divisa dos imóveis, destinado, exclusivamente ao pedestre,  para que ele possa transitar nas suas idas e vindas em seu cotidiano com o máximo conforto e segurança.

Deve ser ampla em sua largura, com no mínimo 2 m de espaço  livre,nivelada, e ter no máximo 20 cm de altura acima do leito carroçável das ruas,tendo em sua área central uma faixa de piso tátil destinada aos deficientes  visuais e uma faixa maior plana e nivelada destinada  aos cadeirantes, muletantes e bengalantes.

Seu piso deve ser de cimento, com ladrilhos anti derrapantes,ou,pedras pequenas,(estilo portuguesa) não pode ser ladrilho  cerâmico ,não pode ter degraus,tampouco pequenas elevações ou topos,deverá ter um espaço destinado exclusivamente aos equipamentos urbanos tais como : arborização ,sinais de trânsito,postes para a rede elétrica,rampa para acesso de veículos,etc.etc. equipamentos que não interfiram na área destinada,ou espaço livre destinado, exclusivamente,  aos pedestres o qual  devera estar sempre livre e desimpedido.

O acesso ao imóvel deverá ser feito, exclusivamente, a partir da divisa da calçada com o imóvel, para o interior do mesmo, e nunca o contrario, não se pode fazer rampas para acesso sobre as calçadas.

Basicamente uma via para Pedestre deverá ser assim, contudo, infelizmente, aqui em Juazeiro a nossa realidade é extremamente  diferente do que deveria ser,pois o que temos aqui passa muito longe disto.

Nossas calçadas se  é assim que poderão ser chamadas,estão mais para pistas para a pratica e esportes radicais do que para vias para Pedestres.É algo que poderá ser enquadrado como surrealismo fantástico tais são as situações aberrantes que aqui existem mostrando que nunca houve uma atenção devida para a classe dos menos favorecidos,menos afortunados,os Pedestres, que por não possuírem outros meios de locomoção, são obrigados a caminhar a pé por nossas pseudos calçadas,enfrentando desafios e todos os perigos inerentes a cada passo.

Me baseando no fato de que uma imagem vale por mil palavras ou mais, aqui estão algumas fotos para ilustrar este problema que afeta diária  e diretamente, a milhares de juazeirenses em todos os cantos da cidade incluindo a área central.

Em todos os lugares de Juazeiro este problema se faz presente e o que é pior, se agravando cada vez mais,criando algumas situações praticamente insolúveis.

Se nada for feito, teremos em breve, Juazeiro, uma cidade inóspita para pedestres, cuja acessibilidade será próxima de zero,  especialmente para as pessoas idosas e as com necessidades especiais, afetando a qualidades de vida das mesmas , que são as que mais sofrem com esta situação.

Estas imagens tem o objetivo meramente ilustrativo,sem apontar responsáveis ou culpados,sem nenhum outro  objetivo, a não ser o de mostrar o problema em sua dura realidade, nua e crua, para que sejam buscadas as soluções do mesmo  o mais breve possível.

Joaquim Ferreira Mendes

Imagem de arquivo do blog