19 dos 20 clubes que disputam a Série A do Brasileirão são patrocinados por plataformas de apostas

Neste mês de julho o Botafogo fechou uma parceria com a Blaze, plataforma de palpites em eventos esportivos que será a patrocinadora máster do clube carioca até o final de 2022. Com isso, 19 dos 20 times que disputam a principal divisão do futebol nacional, a Série A do Campeonato Brasileiro, contam com uma operadora de apostas esportivas como patrocinador. 

O logo da Blaze tem estampado o espaço principal do manto do Fogão desde o dia 10 de julho. Contudo, a estreia oficial do patrocínio só ocorreu mesmo no dia 14. Atualmente, dos times da elite do futebol brasileiro, apenas o Athletico-PR não tem um patrocínio fechado com uma empresa do setor. Sendo que não faz muito tempo que o Furacão encerrou a parceria com a Betmotion, que estampava a parte inferior da camisa da equipe, para iniciar um acordo com a EstrelaBet. No entanto, a parceria com a marca que ocuparia o espaço principal da camisa do Athletico-PR não vingou.  Com isso, o acordo que foi anunciado em junho foi encerrado poucos dias depois, e rumores apontam que uma divergência financeira foi o motivo.

Na elite do futebol masculino, esse tipo de parceria teve início há quatro anos, quando foi sancionada a Lei 13.756, que permite a atuação de plataformas de apostas esportivas no país. Dessa forma, hoje essas operadoras ocupam o espaço que outrora “pertenceu” aos bancos estatais e construtoras. De acordo com a Máquina do Esporte, 18 dos 19 times que têm acordo com uma operadora do setor, contam com contrato de exposição de marca no uniforme. 

Atualmente, o único time que foge a essa máxima é o Palmeiras, que fechou uma parceria com a Betfair para realizar ativações nos canais digitais do Verdão – mas a empresa é a patrocinadora máster somente da equipe feminina do clube paulista. Dessa forma, a marca da operadora ocupa o lugar principal do uniforme vestido pelas Palestrinas. Enquanto isso, a camisa da equipe masculina é ocupada somente com os logos da Crefisa e FAM, ambas empresas comandadas pela presidente do Palmeiras, Leila Pereira. 

Apesar da popularidade atual ser impressionante, a expectativa é de que o setor dos palpites esportivos atinja um nível jamais visto no Brasil com a chegada do Mundial Catar. Sendo que, mesmo faltando alguns meses para o início do evento, existem algumas plataformas que já cobrem apostas na Copa do Mundo, oferecendo inclusive promoções bastante interessantes. Em geral, elas disponibilizam um acréscimo no saldo do usuário e permitem até que ele realize algumas apostas gratuitamente. Com isso, o apostador tem um gostinho do serviço disponibilizado pela operadora antes de realizar grandes investimentos.

Chegando pouco a pouco ao futebol feminino

Mesmo que em número menor, o patrocínio das plataformas de apostas tem adentrado cada vez mais no futebol feminino, e além do Palmeiras, que conta com a Betfair como patrocinadora máster das Palestrinas, o Internacional hoje também tem uma parceria semelhante.

Os investidores olham para o Inter como um bom lugar para promover suas marcas, e os novos parceiros são de grande importância e comprovam a boa administração da modalidade”, aponta Jorge Avancini, vice-presidente de marketing do Colorado.

O Corinthians também teve seu acordo de patrocínio com a Galera.Bet aplicado recentemente, e a plataforma de palpites que já apoiava o elenco masculinho há algum tempo estendeu seu suporte à equipe feminina também. Inicialmente, ocorreria somente uma ação pontual, contudo, a empresa resolveu que a parceria se prolongasse por mais algum tempo. Com isso, a Galera.Bet tem direito a realizar ativações nas redes sociais, expor sua marca nas placas do CT do Timão e também ser exposta nos backdrops durante as entrevistas.