Prefeitura alerta para prejuízos devido descarte irregular de lixo na rede de esgoto da bacia do Dom Avelar, em Petrolina

Nesta terça-feira (19), durante um serviço rotineiro de manutenção realizado na Avenida da Redenção, após o chamado de moradores, as equipes da gestão municipal de Petrolina foram surpreendidas por inúmeros objetos descartados dentro da rede de esgotamento da Bacia do Dom Avelar. Placas de isopor; pneus; objetos embrulhados em sacos; embalagens plásticas e diversos outros materiais foram localizados sempre do sistema.

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fred Machado, faz um alerta aos moradores para a necessidade de apoio da população. "Se os benefícios são para toda aquela região, infelizmente, os reflexos negativos também podem ser sentidos desde o bairro Dom Avelar até o Terras do Sul, visto que, o entupimento da rede de esgoto prejudica todo o funcionamento do sistema da bacia de esgotamento. Voltamos a fazer o apelo aos moradores para que tenham mais zelo com esse serviço. Não adianta o prefeito Simão Durando anunciar reforços na manutenção se a comunidade não nos ajudar", ressalta o secretário.

Segundo a prefeitura, a Bacia do Dom Avelar vem melhorando, desde 2020, a realidade de cerca de 30 mil famílias que passaram a viver de forma mais digna. Em casos de problemas na rede coletora, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) orienta que os moradores solicitem o serviço de manutenção através da Ouvidoria no 156 ou através do telefone (87) 3861-8124.

Investimentos

Após reunião, em seu gabinete, com lideranças comunitárias da zona leste, o prefeito Simão Durando autorizou a intensificação desse serviço de manutenção com a contratação de mais um caminhão para a realização do serviço, garantindo ainda mais o bom funcionamento do sistema.

Segundo a gestão, ao todo, já foram investidos aproximadamente R$ 5,5 milhões na estruturação de 108 km de rede coletora de esgoto. Sem nenhum custo para a população, diariamente, as equipes de manutenção e engenharia ficam à disposição para possíveis chamados das comunidades, bem como, para ações programadas de revisão da rede. 

Em casos de problemas na rede coletora, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) orienta que os moradores solicitem o serviço de manutenção através da ouvidoria no 156 ou através do telefone (87) 3861-8124.

Da Redação RedeGN