Perigo: Placas de risco de afogamento alertam banhistas no Rio São Francisco

Desde a última quarta-feira (13), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que, em função do processo de otimização energética envolvendo as diversas regiões do Sistema Interligado Nacional – SIN, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) solicitou alteração na programação de vazões dos reservatórios de Sobradinho (BA).

A vazão da barragem de Sobradinho atualmente é de 2.000 metros cúbicos por segundo (m³/s). A REDEGN mais uma vez alerta que os banhistas devem aumentar os cuidados, pois, é visível que aumentou a profundidade do Rio São Francisco.

Com isto deve aumentar os cuidados na prevenção de afogamentos. A orientação do Corpo de Bombeiros é que em caso de afogamento ninguém tente realizar o salvamento sozinho. Inúmeras situações de pessoas que tentam salvar alguém que está se afogando e acabam se tornando outra vítima. 

O correto é que se disponibilize algum material flutuante para a pessoa que está em perigo, como uma boia, uma garrafa plástica, ou algo que a mantenha na superfície, e acione o mais rapidamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Redação redeGN Fotos Ney Vital