Instituto do Teatro Brasileiro abre inscrições para cursos em áreas técnicas das artes cênicas em Petrolina

Com a missão de formar profissionais para as áreas técnicas e de produção cultural, o Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) está inaugurando a terceira edição do seu programa de formação profissional no Brasil, o PTAC - Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas. A primeira aconteceu em Ipatinga-MG, a segunda em São Paulo-SP, e agora chegou a vez de Petrolina-PE, numa parceria com o Sesc da cidade.

Abrindo as portas, as inscrições para o processo seletivo acontecem até  25 de julho e devem ser feitas no site www.itb.art.br. Os cursos são gratuitos e as aulas ocorrerão entre15 de agosto a 10 de setembro de 2022. Podem participar do processo candidatos que possuam Ensino Médio completo e tenham mais de 18 anos.  A seleção ocorre em duas etapas e leva em consideração a Lei nº 12.711/2012, sobre a política de cotas para o ingresso em universidades públicas federais. A primeira fase consiste na análise da ficha de inscrição do candidato; e a segunda, em entrevistas com os coordenadores dos cursos.

Os responsáveis pelo programa são a consultora pedagógica Maria Thais, os coordenadores pedagógicos André Prado e Gabriel Fontes Paiva (que também coordenam as oficinas de luz e produção, respectivamente) e os coordenadores das oficinas de som, André Omote e palco, Carol Bucek. O corpo docente contará ainda com mais de 40 profissionais de notório conhecimento nas disciplinas ministradas.

Como funcionam os cursos

Com duração total de 96 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado obrigatório, o PTAC oferece formação nas áreas de luz, som, técnicas de palco e produção. As aulas terão formato híbrido, presencialmente nas dependências do Sesc Petrolina, e online por meio de plataforma digital. O programa tem formato de laboratório e oficinas com foco em conhecimentos gerais e diversos nas artes cênicas, além de conteúdo específico sobre cada área. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certificado de participação do ITB que dá direito a retirar o registro profissional.

Cada curso é dividido em quatro módulos. O Módulo 1 (48 horas) tem grade curricular comum para todas as turmas, pois seu objetivo é contextualizar o aluno na área artística e no ambiente profissional. Com grade específica por curso, o Módulo 2 (16 horas) busca fundamentar o aluno sobre os fenômenos científicos e conceitos da área escolhida.

O Módulo 3 (32 horas) aprofunda e desenvolve os conhecimentos vistos até aquele momento. Já o Módulo 4 (40 horas) é o estágio supervisionado com aulas práticas no Teatro Porto Seguro, que tem como objetivo introduzir o aluno no mercado de trabalho e ajudá-lo a experimentar o cotidiano da profissão. Há também uma consultoria a partir da avaliação entregue pela entidade parceira que oferece o estágio.

Da Redação RedeGN / foto: divulgação-Jonatas Marques