RedeGN - Conferências são realizadas na região do Baixo São Francisco para apresentar etapas do Plano Nacional de Saneamento

Conferências são realizadas na região do Baixo São Francisco para apresentar etapas do Plano Nacional de Saneamento

Teve  mais uma etapa de Conferências Municipais de Prognóstico, Programas, Projetos e Ações do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) no Baixo São Francisco, para as cidades de Palmeira dos Índios (AL), Igaci (AL), Itabi (SE), Limoeiro de Anadia (AL) e Teotônio Vilela (AL).

. A elaboração do PMSB tem o apoio técnico da Agência Peixe Vivo, o apoio institucional das prefeituras das cidades contempladas, e a sua realização é de responsabilidade do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Letícia Santos, representante da HIDROBR, trouxe informações sobre o plano que está previsto para ser finalizado em 05 de outubro deste ano. No PMSB, consta um diagnóstico da situação de saneamento que engloba quatro eixos: o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

“Fizemos o diagnóstico e traçamos uma série de metas e ações com o intuito de melhorar os serviços de abastecimento de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem do município visando a universalização do acesso, articulação com outras políticas públicas, sustentabilidade econômica, transparência e controle social”, disse.

Em seguida, foram formados grupos em salas virtuais para as discussões de temas específicos e os participantes pontuaram as ações a serem colocadas em prática de acordo com a urgência e peso de cada uma delas, avaliaram a pontuação dada para a governabilidade e deram uma pontuação final. A versão preliminar do Produto 3 encontra-se disponível no link: https://tinyurl.com/p3palmeiraal e a apresentação do Prognóstico, Programas, Projetos e Ações de Palmeira dos Índios pode ser acessada neste link: https://tinyurl.com/slidepalmeira


Paula Procópio, coordenadora Técnica na Gerência de Projetos da Agência Peixe Vivo, é quem está acompanhando os contratos de elaboração do PMSB. “Agora está sendo discutido o cerne do plano de saneamento, onde serão definidas as metas do município para os próximos 20 anos e as ações que a prefeitura precisa executar com o objetivo de alcançar essas metas. Nessa conferência, além de apresentar o produto à população, foi discutida, junto com os participantes, a hierarquização das ações mais importantes e urgentes. Essa conferência é fundamental para a participação social, pois a população ajuda a empresa a definir o planejamento de acordo com a necessidade do município, então esses momentos são fundamentais para que o plano esteja de acordo com a realidade da cidade onde será implementado”, explicou.

As datas das conferências on-line para as demais cidades são: Itabi (30/06) às 9h, Limoeiro de Anadia (30/06) às 9h e Teotônio Vilela (01/07) às 9h.
 

Ascom CHBSF