Maciel Melo. És Cantador. Caboclo Sonhador. Isto Vale um Abraço companheiro

"Sou um caboclo sonhador/ Meu senhor, viu?/ Não queira mudar meu verso/ Se é assim não tem conversa/ Meu regresso para o brejo/ Diminui a minha reza...Mergulhado nos becos do meu passado/ Perdido na imensidão desse lugar/ ao lembrar-me das bravuras de Neném/ perguntar-me a todo instante por Baía/ Mega e Quinha, como vão? tá tudo bem?/ Meu canto é tanto quanto canta o sabiá"...

É São João e a fogueira da cultura mais brasileira continua sempre acessa em nossos corações...

A REDEGN acompanhou na noite, 24 de junho a apresentação do cantor e compositor Maciel Melo. O Show pode ser traduzido: espetáculo vestido da luz do sol. É a verdadeira poesia brasileira, universal do Bioma Caatinga. Ilumina a alma e o corpo. Maciel Melo faz dançar e transforma o cidadão através dos versos, ritmo e melodia.

Maciel Melo é Caboclo Sonhador. É poeira e estrada. É um dos mais expressivos herdeiros do legado poético-musical de Luiz Gonzaga. Citou isto com a força da palavra e voz forte. Foi aplaudido no Parque Ana das Carrancas em Petrolina.

Maciel Melo sempre acreditou na vocação universalista e atemporal do forró (que não é apenas um ritmo, mas uma espécie de balaio musical que abriga o baião, o xote, o coco e outros ritmos). 

E foi por isto que vi, eu juro que vi, o sorriso de Luiz Gonzaga e a caricia de Domiguinhos na sanfona mais brasileira comentando com Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês, João do Vale e os Irmãos Batistas: Isto Vale um Abraço.

Lembrei que o jornalista Gilson Oliveira, na Revista O Continente, disse que  Maciel Melo é "Antenado com as novidades no campo da música, na esfera regional, nacional e internacional, e o seu cancioneiro, a sua obra tem, no entanto, como marca principal o “cheiro de bode”, valor único.

Essa ligação artístico-umbilical está bem presente em Caboclo Sonhador, um clássico da música brasileira.  Caboclo Sonhador é um grande sucesso nas vozes de Flávio José e de Fagner – expressa em seus versos uma mistura de plataforma artística e profissão de fé baseada nos valores culturais, sociais e históricos do mundo de origem do autor.

 “Sou um caboclo sonhador,/ Meu senhor, viu?/ Não queira mudar meu verso./ Se é assim não tem conversa/ E meu regresso para o brejo/ Diminui a minha reza./ Um coração tão sertanejo/ Vejam como anda plangente o meu olhar/ Mergulhado nos becos do meu passado/ Perdido na imensidão desse lugar”.

Nascido em 26 de maio de 1962, em Iguaraci, Maciel Melo, cresceu “ouvindo os cantadores de folhetos nas feiras”, na noite de ontem 24, Dia de São João, não fez apenas um show, ele fez um grande encontro, na Feira da Música Brasileira. Encantou mais uma vez o público.

E foi por isto, que eu vi, juro que vi, o seu pai, o saudoso Heleno Louro, encantado da natureza, conhecido como Mestre Louro, barbeiro e pedreiro, consertador de foles de oito baixos e sanfoneiro dizer: Isto Vale um Abraço meu Filho Companheiro...A história conta que ainda criança, Maciel Melo costumava acompanhá-lo nas festas para as quais era contratado para animar.

No final da apresentação fui nas margens do Rio São Francisco e em prece na solidão das águas rezei pensando na Fé de Dona Lourdes, a mãe também Cabocla Sonhadora, que tem sua parcela de influência na musicalidade de Maciel Melo. 

"São dezoito horas e mais uma Oração...Oh Maria Lourdes da Labuta/ Em Sumé foste doce, amarga e bela/ Paraíba foi tua passarela/ Pernambuco te trouxe a sedução/ O destino entregou tua missão/ Onze filhos a ti foi destinado/ E a lei que constitui o teu reinado"...

Já não sabia se estava acordado ou dormindo, se estava agora nas margens do Rio Pajeu...e eu vi, juro que vi, um clarão de Luz de repentista escutei a  voz do poeta e escritor Virgilio Siqueira a declamar em pleno em junho de 2022  a palavra liberdade: “Pra todo canto que olho,/ vejo um verso se bulindo”, na poesia de Patativa do Assaré.

“Quebrei no dente/ Um taco da literatura/ Tô na história, tô e sei/ Que sou motivo pra falar”.

É Maciel Melo, um trabalhador da música. Colecionador de prêmios, presente em trilhas sonoras de filmes e telenovelas, Maciel Melo é coração e arte brasileira. 

*Ney Vital-Jornalista. Apresentador e produtor do Programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga e seus Amigos. Todos os domingos 8hs Rádio FM 95.7 e Rádio Cidade AM 870

Redação redeGN Texto Ney Vital Foto Divulgação