Prevenção de quedas é abordada junto a pacientes e equipe multiprofissional do HU-Univasf

No último dia 24 de junho, teve destaque o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, impulsionado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar a população sobre os riscos e consequências destes eventos adversos .

A data foi incorporada ao calendário do Ministério da Saúde, tendo como público-alvo a pessoa idosa, e o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) apoia a causa com ações educativas junto aos pacientes.

Abordagens presenciais foram feitas por residentes e equipe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, através de visita aos pacientes nas unidades de internação, na última terça-feira (21), com a distribuição de informativo e caça-palavras, além da sensibilização da equipe multiprofissional, a partir da entrega de um adesivo temático com a inscrição 'Prevenir é cuidar'.  

No ambiente hospitalar, o risco de queda aumenta, pois os pacientes se encontram em ambientes que não lhes são familiares. Muitas vezes, os pacientes são portadores de doenças que predispõem à queda (demência e osteoporose) e vários procedimentos terapêuticos, como as múltiplas prescrições de medicamentos, podem aumentar esse risco.

A OMS alerta que 30% a 50% das quedas provocam danos aos pacientes, como fraturas, hematomas subdurais e sangramentos, que podem levar ao óbito. Além disso, a queda pode gerar impacto negativo sobre a mobilidade dos pacientes, bem como ansiedade, depressão e medo de cair de novo, o que acaba por aumentar o risco de nova queda. Segundo Giselle Muniz, chefe do Setor de Gestão da Qualidade, o HU-Univasf trabalha desde 2015 com as escalas de avaliação de risco: "O instrumento utilizado contribui para a adoção de práticas baseadas em evidências, sendo um importante subsídio ao gerenciamento de quedas, tendo como ênfase a prevenção do evento e a redução de seus danos", pontua Muniz.

Entre as orientações para prevenção de quedas, estão:

Certifique-se de que o chão não está molhado;
Peça ajuda se não conseguir caminhar sozinho(a);
Use calçados antiderrapantes;
Mantenha as grades do leito elevadas;
Sente-se antes de levantar para evitar tonturas.

Ascom