RedeGN - Professores de Juazeiro e do estado participam de processo formativo e recebem dicas para qualidade de vida

Professores de Juazeiro e do estado participam de processo formativo e recebem dicas para qualidade de vida

Ontem (02), professores da rede municipal e estadual dos bairros Quidé e Piranga se reuniram na Escola Modelo para participarem da formação educativa em prol da redução das doenças ocupacionais ocasionadas em ambientes de trabalho. Muitos profissionais de saúde dedicaram a tarde para orientar o público com relação a diversos temas como: “Uso correto das cordas vocais”, ministrada pela fonoaudióloga Jaidenysse Pinheiro de Melo, “Síndrome de Burnout” (insatisfação do professor no ambiente de trabalho e stress em alto grau) com a enfermeira Ariane Queiroz, “Ergonomia”, ministrada pela fisioterapeuta Cephora Penélope da Cruz Vitorino e para encerrar as atividades, o educador físico Nivaldo Mendes Júnior deu uma aula de “Ginástica Laboral” para relaxamento.

Para a professora do Colégio Estadual Jutahy Magalhães, Leila Cristina Santana Pacheco, as palestras foram muito importantes. “É essencial que nosso trabalho seja qualificado diariamente. Este processo de formação contribui para as melhorias da nossa vida pessoal e profissional, tanto relacionada com o físico como o emocional”, frisou. Durante as palestras, os professores foram orientados com relação ao conjunto de exercícios que visam melhorar as condições gerais da produção vocal, dicas relativas aos hábitos alimentares, postura correta do funcionário, e tantos outros assuntos.

No próximo dia 09 de junho o evento acontece novamente na Escola Modelo, a partir das 13h30, quando serão discutidos os mesmos temas. A professora da Univasf e tutora da linha Saúde do Trabalhador em Juazeiro, Ana Cleide da Silva Dias, explica que a ação está sendo praticada para que os professores tenham consciência sobre os cuidados com a saúde no local de trabalho. O evento está sendo promovido pelas Secretarias de Saúde e Educação e conta com os apoios da Secretaria Estadual de Educação – DIREC 15 e Univasf. A ação faz parte do trabalho do PET Saúde Trabalhador desenvolvido nestes bairros.

Ascom Sesau