RedeGN - Curaçá ganha destaque nos indicadores da Previne Brasil, que avalia atuação dos municípios brasileiros na saúde preventiva

Curaçá ganha destaque nos indicadores da Previne Brasil, que avalia atuação dos municípios brasileiros na saúde preventiva

O município de Curaçá ficou em primeiro lugar, na região Norte da Bahia, nos indicadores de prevenção à saúde pública. A avaliação é do Previne Brasil, Programa do Ministério da Saúde que mensura, com base nos dados registrados no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab), o desempenho e a quantidade de pessoas acompanhadas pelas equipes de saúde de cada município brasileiro.

O Programa avalia sete indicadores de ações estratégicas de prevenção, a exemplo do Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas e colocou Curaçá no topo da lista, na região Norte. 

Para o prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira, essa avaliação mostra o compromisso da gestão com a saúde da população do município, que sempre foi uma prioridade: “Desde o primeiro dia do nosso governo temos colocado a saúde e a educação como prioridades e esse reconhecimento prova que estamos no caminho certo”, celebrou.

O Programa do Ministério da Saúde avalia os municípios com base nos resultados alcançados na Atenção Primária à Saúde (APS), monitorando os indicadores e indicando quem efetivamente está trabalhando para garantir melhoria na qualidade do serviço ofertado para a população.

Na região norte da Bahia Curaçá mereceu o destaque e o prefeito Pedro Oliveira enfatizou o desejo de seguir priorizando a saúde, na gestão: “Vamos continuar trilhando esse caminho, apostado na prevenção e levando saúde a todos, indistintamente, na sede e no interior”, finalizou.

Ascom Curaçá