Repercussão: Secretaria de Segurança Pública de Petrolina informa que será aberto procedimento administrativo sobre a conduta agressiva do Guarda Civil Municipal

Um vídeo continua repercutindo nas redes sociais mostrando um agente da Guarda Municipal de Petrolina agredindo um homem. O caso foi registrado na Praça Dom Malan, no Centro da cidade.

Através de Nota o vereador Gilmar Santos cobrou da Prefeitura de Petrolina ações contra este tipo de violência.

Confira Nota: O vereador Professor Gilmar Santos, junto ao Mandato Coletivo, vem expressar profunda indignação diante da ação violenta e absolutamente desnecessária por parte de um servidor da Guarda Civil Municipal de Petrolina ocorrida ontem, 12/06, contra um cidadão no centro da cidade.  

O nível de despreparo e covardia transforma quem deveria se comportar como servidor da segurança pública em agente propagador da violência e da barbárie. O agravamento da situação social do país e do município, consequentemente, tende a colocar a população pobre em níveis de conflitos, desespero e estresse ainda mais elevados.

 Sabemos o quanto tudo isso recai sobre o serviço de agentes da segurança pública, muitas vezes cobrados a resolverem o que jamais irão conseguir isoladamente. Porém, não podemos aceitar atitudes violentas, truculentas e selvagens para resolver situações que exigem apenas diálogo, escuta e inteligência. Esse tipo de comportamento, além de intensificar o cenário de violência, prejudica o esforço de servidores que procuram realizar suas atividades com respeito à dignidade humana.

Temos cobrado e vamos continuar cobrando da Prefeitura de Petrolina maior investimento em formação para esses agentes,  principalmente na área de direitos humanos.
 
Toda nossa solidariedade ao povo pobre, preto e periférico que sofre com tamanha truculência e barbaridade.

CONFIRA NOTA PREFEITURA PETROLINA: “A Secretaria Executiva de Segurança Pública de Petrolina informa que será aberto procedimento administrativo sobre a conduta do Guarda Civil Municipal envolvido em um caso registrado de abordagem no centro da cidade. O agente deve ser inicialmente ouvido nesta segunda, 13, e pode ser afastado da atividade operacional até que sejam concluídas todas as apurações.

A Guarda Civil Municipal é uma instituição respeitada pela população e referência no Nordeste. Preza pela ordem e proteção de todos os cidadãos petrolinenses, bem como, não aceita condutas que fogem à legalidade e garantia dos direitos. Por isso, qualquer atitude que desonre o corpo da Guarda será devidamente apurada e corrigida”.

Foto: Reprodução Redes Sociais