Espaço Plural Univasf: Ações e Cuidados com o Meio Ambiente no Vale do São Francisco é tema da live no canal do EACC

Ações e Cuidados com o Meio Ambiente no Vale do São Francisco. Este é o tema da Semana Temática do Meio Ambiente realizada pelo Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

A live está sendo transmitida pelo canal YouTube do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC Univasf), que é uma unidade dedicada à difusão e popularização da ciência e faz parte da estrutura da Pró- Reitoria de Extensão, PROEX, e oferece serviços para escolas e público em geral.

Programação: 9hs Abertura com Mediadoras - mestranda Rayssa Oliveira e mestranda em Extensão Rural Maria Auxiliadora-Dora Paixão

9h30 Palestra Projeto Univasf Sustentável e Importância da Educação Ambiental com professor doutor  Bruno Cezar.
10hs Palestra Projeto Sisteminha com professor doutor Renê Cordeiro
10h30 Palestra Educando para a Sustentabilidade com a professora Doutora Alvany Santiago
11h Palestra Ações do Conselho Municipal do Meio Ambiente Fernanda Leal.

UNIVASF SUSTENTÁVEL: “Univasf Sustentável” tem o objetivo de diagnosticar o estado atual das atividades realizadas pela Univasf, em termos de adequação socioambiental, e conduzir, a partir desse diagnóstico, projetos intersetoriais de melhoria na utilização dos recursos naturais na instituição.

Este programa está baseado nas diretrizes da Agenda Ambiental da Administração Publica (A3P) e no Plano de Logística Sustentável (PLS). Com o slogan “Com suas atitudes, você faz a diferença” a comunidade acadêmica aponta para a responsabilidade de todos na condução do Programa Univasf Sustentável.

SISTEMINHA: uma área com 1,3 mil metros quadrados no Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA), o projeto de extensão Sisteminha Embrapa – Sistema Integrado para Produção de Alimentos desenvolve uma série de atividades produtivas de maneira integrada e sustentável, envolvendo agricultura e pecuária. 

No Espaço Plural, piscicultura, criação de galinhas de postura, frangos de corte, codornas, porquinhos da índia e minhocultura dividem espaço com canteiros de milho, tomate cereja, abóbora e macaxeira, entre outras culturas, e mostram os benefícios do cultivo integrado para o melhor aproveitamento dos recursos naturais pelo produtor rural. 

O Sisteminha propõe ao agricultor aproveitar pequenas áreas para cultivar e colher o alimento para a família, possibilitando também um incremento na geração da renda familiar.

A implantação do projeto na Univasf tem a a coordenação do professor do Colegiado de Medicina Veterinária René Cordeiro e com o apoio da pró-reitora de Extensão, professora Lucia Marisy, uma entusiasta da proposta do Sisteminha. O projeto conta com um estagiário, o estudante de Zootecnia Márcio Fabrício Santos. 

Professor René ressalta que o Sisteminha se caracteriza pelo cultivo sustentável, preservando o meio ambiente e os recursos naturais, promovendo a qualidade de vida e gerando renda.

AGLOFLORESTA: Com o intuito de trazer experiências inovadoras para a região e valorizar o aspecto multiuso do ambiente, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá implantar um sistema agroflorestal no Espaço Plural, em Juazeiro (BA). A ação será desenvolvida pelo Programa de Extensão “Agrofloresta do Espaço Plural – Francisco Roberto Caporal”, que já iniciou as atividades. 

A iniciativa irá possibilitar que o espaço receba agricultores e se torne um campo de ação para os discentes, que poderão acompanhar e realizar pesquisas ao longo do crescimento da agrofloresta.

Batizado como “Agrofloresta do Espaço Plural – Francisco Roberto Caporal” o programa presta homenagem ao professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Francisco Roberto Caporal, um dos grandes nomes da Agroecologia e da Extensão Rural no Brasil, que faleceu em abril de 2021. Ele era membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) – Doutorado Profissional, ofertado em associação ampla pela Univasf, UFRPE e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com turmas no Espaço Plural.

O programa de extensão é coordenado por Bruno Cezar Silva, professor do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) e egresso do PPGADT; René Cordeiro, professor do Colegiado de Medicina Veterinária e coordenador do Sisteminha Embrapa; e Daniel Salgado Pifano, professor do Colegiado de Ciências Biológicas e coordenador do Programa de Conservação de Fauna e Flora do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) e do Centro de Estudos em Biologia Vegetal (Cebive). A iniciativa conta com o apoio da pró-reitora de Extensão da Univasf, Lucia Marisy. O programa tem a participação de estudantes, servidores da Universidade e de pessoas da comunidade externa. 

O Espaço Plural já conta com sistemas produtivos manejados através da agricultura familiar, como a horta comunitária e o projeto de extensão Sisteminha Embrapa. A implantação do sistema agroflorestal irá complementar as ações que já estão em andamento e prover para o espaço uma área verde visualmente agradável e ecologicamente viável, onde poderão ser mantidas espécies vegetais com finalidades e usos que atendam as demandas do local e da comunidade.

 

Redação redeGN