Com filme animado da Tita, Victor Flores celebra reintrodução das ararinhas azuis na natureza em Curaçá-Bahia

A ararinha mais simpática do Brasil está prestes a alçar o maior voo desde a sua criação em 2017. Depois de mandar bem na literatura com um livro infanto-juvenil e uma coleção infantil, ganhar um videoclipe musical e um demo com três canções para as crianças, a Tita agora vai estrelar um filme animado. O lançamento do curta-metragem 'As Aventuras de Tita' está marcado para às 8h30 da próxima sexta-feira (10), na Escola Municipal Professor Ivo Braga, localizada à Rua dos Marujos em Curaçá-BA, terra natal das ararinhas azuis que estão sendo reintroduzidas em seu habitat natural depois de já terem sido declaradas extintas na natureza.

Com 11 minutos, a animação se passa em meio a chegada de um grupo de ararinhas azuis, repatriadas da Europa para o Brasil, quando o processo é interrompido depois do roubo misterioso de uma caixa de transporte. Nessa hora, Tita e seus amigos Timbum (o peixe pintor) e Dudé (o bode aventureiro) dão início a investigação do ocorrido e iniciam a jornada para salvar os animais e proteger a caatinga. Com versões em português, inglês e espanhol, o filme é dirigido por Eduardo Padrão com base na obra de Victor Flores. A produção é do estúdio pernambucano VIUCINE. Assim que for lançado, o curta vai estar disponível no Canal Victor Flores no YouTube e pode ser acessado neste link (https://youtu.be/W-Kd-O7l4Ww). O trailer já pode ser visto na plataforma através deste link (https://youtu.be/zNLP1b--hBk).

"A Caatinga sofreu historicamente com narrativas onde tudo é seco, morto e isso potencializou a degradação velada e, infelizmente, a extinção na natureza da ararinha-azul. O projeto "As Aventuras de Tita", surgiu com a missão de despertar um sentimento de pertencimento e valorização desse bioma, que é exclusivamente brasileiro. Agora, com a parceria de empresas que compartilham desses valores de preservação, a ararinha mais simpática do Brasil irá alçar voos ainda maiores!", destaca, Victor Flores.

MULTICOLORIDA E NAS ALTURAS: Além do apoio cultural de uma empresa privada, através do Ministério do Turismo do Brasil pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto 'As Aventuras de Tita' ainda conta com novos parceiros importantes. O curta-metragem vai estar disponível como entretenimento para os passageiros da Azul Linhas Aéreas. Além disso, a paleta de cores usadas na animação da Tita passa a integrar um catálogo especial da AkzoNobel/Tintas Coral. As duas empresas, junto com a Embraer, fabricante do E195-E2 que aparece no filme, acreditam na preservação ambiental e apoiam a Tita, através da Lei de Incentivo à Cultura, em mais essa aventura.

Isabella Mendes - Assessora de Comunicação