Reitora da UNEB se reúne com instituições de Juazeiro e Petrolina para discutir desenvolvimento da região

Fortalecer projetos de desenvolvimento regional com instituições de ensino, centros de pesquisa e debater estratégias para ampliar a oferta de cursos no território Sertão São Francisco. Essas ações foram discutidas pela Reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori, a Vice-Reitora Dayse Lago e representantes de diversas instituições públicas, situadas em Juazeiro e Petrolina, no II Encontro "Reitoria em Movimento", que aconteceu nessa quarta-feira (25/05), no Auditório Multimidia, do Departamento de Ciências Humanas, campus Juazeiro.

 O encontro reuniu representantes da Univasf, Instituto Federal da Bahia (IFBA), Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF Sertão PE), Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Câmara de Vereadores, Núcleo Territorial de Educação (NTE-10), Embrapa, Codevasf, IRPAA, FACAPE, Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco (CEVASF) e Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial e direitos LGBTQIA+.

 Durante o encontro, Adriana Marmori agradeceu a participação das instituições na reunião, e reforçou a importância de construir redes de colaboração para fortalecer as ações de pesquisa, extensão e ensino, com capacitação e formação docente, entre outras.  "Queremos reforçar com nossos parceiros que continuamos na defesa da universidade pública, com a perspectiva de ampliar futuramente a oferta de novos cursos. Entendemos, ainda, que a parceria com as instituições em cada município reforça a contribuição da UNEB na promoção do desenvolvimento regional", declarou.  

O Pró-Reitor de Ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Adelson Dias de Oliveira, destacou as ações em comum desenvolvidas pelas duas universidades, como o programa de mobilidade acadêmica, que permite o intercâmbio de estudantes da graduação, e anunciou a necessidade de ampliar o programa para os discentes da pós-graduação. "Quando a gente trata de ensino, uma instituição sozinha não vai conseguir dar conta de todas as demandas. Quando as instituições começam a pensar um projeto comum, fortalece o crescimento da região e o desenvolvimento territorial", disse.  

A agrônoma Lorena de Araujo Melo, do Colegiado do Território Sertão do São Francisco, ressaltou a participação da Uneb na consolidação do desenvolvimento dos  10 municípios do território, e apresentou demandas como a possibilidade de criar cursos novos que atendam a população, como Agroecologia e outros projetos.  

O presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Moacir Santos, reafirmou a parceria que as duas instituições mantém na perspectiva de consolidar a educação contextualizada e a agricultura familiar, como instrumento para garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável na região. 

 Além das instituições presentes no encontro, o "Reitoria em Movimento" reuniu no DCH III as pró-reitorias: Prograd/Unead (Pró-reitoria de Ensino de Graduação e a Unidade Acadêmica de Ensino à Distância), Proad (Pró-reitora de Administração); PGDP (Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas); PPG (Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação); Praes (Pró-reitoria de Assistência Estudantil); Proaf (Pró-reitoria de Ações Afirmativas).  

Redação Agência MultiCiência  Fotos Ascom DTCS