Hospital em Itabuna, registra 100% dos leitos de UTI pediátricas ocupados com síndromes respiratórias

O Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, no sul da Bahia, registrou 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica ocupados. Segundo a direção da unidade, o resultado é um reflexo do aumento de casos de doenças respiratórias.

A UTI infantil da unidade atende crianças de 29 dias de vida até 14 anos. No total, o hospital tem 10 leitos, sete para pacientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e três para atendimentos particulares e de planos de saúde.

Durante o período de baixas temperaturas, o Hospital Manoel Novaes costuma registrar 100% dos leitos infantis ocupados. A lotação constante é reflexo do aumento dos casos de doenças respiratórias.

Uma das principais é a bronquilite, uma doença que atinge as vias aéreas de crianças com até 2 anos.

"A demanda aumenta nessa época, porque a temperatura baixou. As doenças respiratórias estão nas sazonalidades delas", afirmou a diretora técnica do Manoel Novaes, Fabiane Chávez.

"A demanda foi aumentada em torno de 20, 30% do atendimento em porta. Mas de internação hospital e de UTI, a gente está acima da nossa capacidade", explicou.
O hospital recebe pacientes regulados aqui da região sul, extremo sul e do sudoeste do estado. A demanda é grande para a quantidade de leitos disponíveis.

Na semana passada, quatro crianças com problemas respiratórios chegaram a ficar na lista de espera por uma vaga. Um dos casos foi o do menino Theodoro.

A mãe do bebê chegou a fazer uma campanha nas redes sociais, para tentar conseguir uma vaga de UTI. Ele foi transferido para Vitória da Conquista. A pequena Bianca Garcia tem apenas 24 dias de vida. No último dia 15 de maio, ela teve dificuldades para respirar e deu entrada no Manoel Novaes.

"A pediatra a avaliou, pediu o raio-X e o diagnóstico deu bronquiolite", disse a mãe da menina, Belta Garcia. No domingo (22), a bebê foi retirada do oxigênio, mas continua na sala de observação.

Belta Garcia aguarda que a filha passe por uma nova avaliação do pediatra, para confirmar se realmente a menina não irá mais precisar de uma vaga na UTI.

"Estou ansiosa para voltar para casa, com fé em Deus".

Por mês, o Hospital Manoel Novaes realiza em média 3.500 atendimentos pediátricos. Nesse período, há um aumento de cerca de 30%.

Por isso, a diretora técnica da unidade faz recomendações aos pais sobre os cuidados nesse tempo mais frio.

"Se a sua criança ficar gripada, não levar para a escola, para o parque, para a creche, para poder não espalhar para outras crianças. Depois, vir ao hospital sim, se a criança tiver sintomas de gravidade", orientou.

G1 Bahia Foto Reprodução redes sociais