Tá chovendo nos sertões: Chuva é comemorada por moradores da zona rural de Senhor do Bonfim, Juazeiro e Curaçá

Desde a madrugada que chove na zona rural de algumas cidades da Bahia. Exemplo Curaçá. Mais uma vez agricultores e produtores comemoram as chuvas além do clima frio que chegou na região

A REDEGN fez contato com pessoas que moram na zona rural em Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jaguarari e Curaçá. As notícias é de muita chuva e clima bom nestas regiões.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além da baixa temperatura, os municípios são atingidos por fortes ventos, entre 15 km/h e 30 km/h, o que provoca uma sensação térmica de mais frio que o registrado pelos termômetros.

As temperaturas baixas permanecem durante o fim de semana e os climatologistas alertam para a alta amplitude térmica – a alta diferença prevista entre o mínimo e o máximo registrado – que pode ocasionar problemas respiratórios.

A frente fria que atinge parte da Bahia provoca forte chuva na região norte da Bahia. Moradores da cidade Curaçá registraram imagens do Riacho do Gato, que transbordou após as precipitações.

A população celebrou a chegada da chuva na região, bastante seca, e que melhora as condições de plantações na zona rural do município.

O empresário, cantor e compositor Luiz do Humaytá postou mensagem sobre a chegada das chuvas:

Oi pessoal, umas considerações sobre a chuva no sertão.
Muita gente comenta a minha alegria e motivação em relação à chuva, os vídeos que eu posto, as fotos que publíco e até nas músicas que faço. Acontece que, vivendo no sertão como eu vivo e amando o sertão como eu amo, é impossivel ficar imune a esse sentimento tão puro e romântico que é a alegria da chuva no sertão. Esse estado de poesia transcende qualquer outra alegria que se possa ter.
Um belo exemplo disso é  um dia de feira no sertão após uma chuva grande. As pessoas não se contêm, é uma zoada danada, todo mundo quer falar como foi a chuva na sua fazenda, é uma alegria generalizada. Até o mais humilde dos sertanejos, aquele que cria 4 ou 5 vaquinhas e umas cabrinhas, nesse dia fica rico, ele era pobre no dia anterior, bastou chover e ele fica inundado por uma sensação de futuro promissor que o torna rico na mesma hora, toma uma cachaça retada, paga cerveja pra todo mundo...
Concluíndo, me parece que não existe uma alegria mais alegre que a alegria de uma chuva grande no sertão. Sou levado a supor que quem nunca teve uma alegria dessas, não conhece o verdadeiro significado dessa palavra, que devia ser definida no dicionário (Aurélio) da seguinte forma.
Alegria - imensa sensação de prazer e felicidade que o sertanejo sente quando chove no sertão.

Redação redeGN Texto e Fotos Ney Vital