RedeGN - Curso gratuito da USP faz balanço histórico sobre os 200 anos da Independência do Brasil

Curso gratuito da USP faz balanço histórico sobre os 200 anos da Independência do Brasil

De 12 de maio a 10 de junho, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza o curso de extensão gratuito Brasil 200 anos – para onde vamos?, iniciativa que pretende dar uma visão crítica sobre a história desde a independência do país. São 100 vagas abertas ao público geral que serão preenchidas por sorteio.

Para participar, é preciso fazer a inscrição até o dia 8 de maio pelo formulário on-line do Sistema Apolo da USP, neste link. O resultado do sorteio será informado por e-mail no dia 9 de maio e os selecionados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação.

O objetivo do curso é debater e realizar um balanço histórico, sob diferentes pontos de vista e áreas de reflexão, do significado dos 200 anos de existência do estado brasileiro; das várias tentativas frustradas de construção de uma nação capaz de expressar a soberania nacional e as diferentes manifestações sociais, culturais, políticas e econômicas que compõem a diversidade dos grupos sociais excluídos e majoritários presentes na atual população brasileira. O curso também tem como objetivo pensar as perspectivas que se projetam atualmente para o futuro da nação brasileira.

As aulas do curso serão ministradas por docentes do Departamento de Geografia e de História da FFLCH e também pelos de outras Unidades da USP e de instituições externas. A bibliografia de referência pode ser conferida na página do Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH.

As atividades serão presenciais, realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras, das 10 às 12h30, no Auditório Milton Santos, do Edifício Eurípedes Simões de Paula  da FFLCH, na Cidade Universitária, bairro do Butantã, em São Paulo.

O curso tem organização do Centro de Apoio à Pesquisa em História “Sérgio Buarque de Holanda” (CAPH) da FFLCH, com apoio da Associação Nacional de História (Anpuh), dos Programas de Pós-Graduação em História Econômica e o de História Social, ambos da FFCLH; do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC (UFABC); do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (CJE-ECA) da USP; e da Fundação Perseu Abramo.

Ascom