Em Pernambuco, Lula lidera corrida presidencial, enquanto Bolsonaro é o mais rejeitado

A pesquisa eleitoral da Conectar Pesquisas e Inteligência de abril, divulgada com exclusividade pela coluna, mostra a intenção de voto do eleitorado pernambucano com relação à eleição presidencial de 2022. Além disso, mede-se a avaliação do Governo Bolsonaro, assim como a rejeição do presidente em Pernambuco.

Além da corrida pela presidência em Pernambuco, a pesquisa já mostrou a avaliação do governador Paulo Câmara (PSB). Em tempo, ainda nesta quarta-feira (27), será divulgada a intenção de voto para o Governo e Senado na eleição deste ano.

De acordo com o levantamento, Lula (PT) lidera a intenção de voto do eleitorado pernambucano, com 64%. Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 17%. Ciro Gomes (PDT) tem 4%, enquanto André Janones (Avante) e João Doria (PSDB) estão empatados, com 1%.

Em quesito de avaliação de governo, 75% dos pernambucanos reprovam a administração do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os que aprovam são 22% e 3% não soube ou não quis responder.

O número indica que, em Pernambuco, Jair Bolsonaro enfrenta forte resistência durante a eleição deste ano. Cá, o incumbente também é o pré-candidato mais rejeitado, pois 68% dos pernambucanos afirmam não votar de maneira alguma no atual mandatário.

A alta rejeição de Bolsonaro pode trazer dificuldades para Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado (PL), pré-candidatos ao Governo de Pernambuco e ao Senado, respectivamente. Eles são apoiados pelo presidente na eleição deste ano.

Confira o ranking de rejeição:

Jair Bolsonaro (PL): 68%
João Dória (PSDB): 26%
Ciro Gomes (PDT): 26%
Lula (PT): 22%
Luciano Bivar (UB): 16%
Simone Tebet (MDB): 13%
Vera Lúcia (PSTU): 13%
Leonardo Péricles (UP): 12%
Felipe D´Ávila (Novo): 13%
Eymael (DC): 12%
André Janones (Avante): 12%
Sofia Manzano (PCB): 12%
Poderia votar em todos: 1%
NS/NR: 6%

JC Online / foto: reprodução UOL