RedeGN - 'Abril Verde': Acidentes e doenças relacionados ao trabalho em Juazeiro devem ser notificados ao Cerest

'Abril Verde': Acidentes e doenças relacionados ao trabalho em Juazeiro devem ser notificados ao Cerest

O município de Juazeiro contabilizou nos três primeiros meses deste ano, 94 notificações de acidentes de trabalho graves registrados no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Em todo o ano de 2021, foram registradas 136 notificações de acidente de trabalho grave. A gerente do Cerest, Ana Cleide da Silva Dias, ressalta que todos os acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho devem ser notificados ao órgão, seja pela própria população, pela empresa ou pela rede de saúde do município.

Segundo Ana Cleide, a campanha do 'Abril Verde', que tem a proposta de conscientizar a população sobre a segurança e a saúde do trabalhador, é importante para fazer esse alerta. Mas ela reforça que as pessoas precisam estar sensíveis à temática durante todo o ano. "Todos os trabalhadores estão expostos a sofrer qualquer dia os acidentes de trabalho ou serem acometidos a uma doença relacionada ao trabalho", disse a gerente do Cerest.

Existem vários tipos de acidentes relacionados ao trabalho. Um deles é o acidente com material biológico. Este ano, o Cerest recebeu 4 notificações deste tipo no município. Em 2021 foram 42 durante todo o ano.

A gerente do Cerest reforça ainda que toda a rede de atenção à saúde do município já está orientada sobre as notificações relativas à saúde do trabalhador. "O trabalhador pode procurar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) que é a porta de entrada em caso de doenças, mas ele também pode ir diretamente ao Cerest nestes casos de acidentes relacionados ao trabalho. Sabemos que muitas queixas que são colocadas aos profissionais das UBS's são de doenças provocadas no próprio ambiente de trabalho e isso precisa ser investigado e não apenas a doença por si", explicou Ana Cleide.

Cerest

O Cerest é um local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador e a unidade de Juazeiro atende, além do município, outras nove cidades da região. O Centro fica na Rua Cícero Feitosa, n° 16, bairro Alagadiço e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. A população pode ir até o órgão ou entrar em contato pelo email: cerestjuazeiro@yahoo.com.br. O Cerest possui equipe multidisciplinar com médico do trabalho, enfermeira do trabalho, psicóloga, fisioterapeuta, assistente social, técnico agrícola e agente de endemias.

Ascom SESAU/PMJ