Barragem de Sobradinho é permanentemente monitorada para garantir segurança. Vídeo mostra águas agitadas. Situação é considerada normal

No último sábado (16), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que a vazão defluente (água de saída) da Usina Hidrelétrica de Sobradinho aumentou para 2.300 m³/s, devido as chuvas caídas nos últimos dias sobre o reservatório.

Um vídeo circula nas redes sociais mostrando "o agito das águas que ultrapassa as comportas" e tem causando grande repercussão na região. Muitas pessoas estão visitando a barragem devido o fato de cheia, 100% de capacidade do volume útil, isto representa que a barragem está com o acumulo de 34,1 bilhões de metros cúbicos d’água. A última vez que a marca foi alcançada foi em 2009, há treze anos. 

Uma fonte ligada a REDEGN garantiu que a "a situação do agito é normal e se dá devido ao movimento das águas dentro do reservatório. “Não tem nenhuma demonstração de risco para barragem, e não também nenhuma demonstração de risco de transbordamento das águas. Esta é uma situação absolutamente normal “.

Na postagem do dia 16, a Chesf ressalta, sempre, que a situação hidrológica é permanentemente monitorada, mesmo no período seco que se inicia em maio, podendo haver alterações das vazões ora praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ou a alteração dos volumes pluviométricos nas regiões.

Sobre o suposto "vazamento" de água das comportas a REDEGN aguarda nota oficial da CHESF.

Um outro vídeo mostra águas também bastante agitadas em Remanso, Bahia.

O reservatório de Sobradinho  além de ter sido o maior lago artificial em espelho d’água do mundo por muitos anos; desde que foi inaugurado, em 1979, é conhecido como o “Pulmão do Médio e Baixo Rio São Francisco”, acumulando água em tempos de chuva e permitindo uma série de atividades econômicas importantes para o sertão nordestino, a exemplo do Turismo.

Redação redeGN Foto Chesf