Juazeiro e Petrolina: moradores cobram melhorias com o transporte público

O retrato da desigualdade social. Bairros afastados dos centros das cidades de Juazeiro e Petrolina sofrem com problemas de falta de infraestrutura. A percepção sobre como as dificuldades da população que mora longe do centro de Juazeiro Bahia é pauta de uma Série-Reportagem especial da REDEGN que retorna o contato com os moradores dos bairros.

O objetivo é uma aproximação com o público, comunicação comunitária, na busca de uma política de atendimento e solução dos problemas cotidianos através da mediação entre o povo e o poder público. A REDEGN mostra através de fotos a falta de uma ação clara do poder público para reduzir os impactos sobre a saúde, transporte público, educação,  saúde, mobilidade, segurança e lazer da comunidade.

Dessa vez o foco da REDEGN é o transporte público em Juazeiro e Petrolina. Garantir uma mobilidade segura e eficiente para a população continua sendo um dos principais desafios os atuais prefeitos. Em Juazeiro, Bahia, a prefeita Suzana Ramos desde que tomou posse janeiro de 2020 busca soluções. Em Petrolina, o desafio agora passa a ser de Simão Durando, que tomou posse depois da renúncia de Miguel Coelho, para se dedicar a disputa ao Governo do Estado de Pernambuco. 

A REDEGN mostra foto de ônibus em Petrolina. Linha que percorre o trecho do Bairro Vila Marcela. Um exemplo que faz eco em quase todos os bairros de Juazeiro e Petrolina. De acordo com Rosalvo Antonio, coordenador de relações sociais e Comunicação do Conselho Popular de Petrolina e da Bacia do Rio São Francisco – CPP, é preciso ampliar as linhas de ônibus.

Para José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, “o transporte público é como um sangue que abastece as células, pois tudo depende de as pessoas poderem se deslocar para trabalhar, para buscar atendimento médico, lazer e entretenimento, e isso muda a vida das pessoas”.

Estudantes de Petrolina e Juazeiro reclamam que "este sangue, o transporte público necessita de um olhar urgente para melhorias. Não existe prioridades de melhorar a mobilidade através do transporte público".

Em contato com a REDEGN, o Professor, Demis Santana ( Ademir Santana Silva), fez um relato de mais um problema existente no transporte público.

"Hoje por volta das 11:30h, no ponto em frente ao prédio do INSS em Juazeiro-BA, subi no ônibus de número 1510 da Joafra, linha Residencial Doutor Humberto, e ao pagar o motorista com 20 reais, o mesmo alegou não ter troco e pediu que eu descesse do coletivo.
Tentei ligar para reclamar, mas, uma voz diz que o telefone não existe, tentei fazer outros tipos de contatos com a empresas, mas meu esforço foi em vão". Professor: Demis Santana ( Ademir Santana Silva).

Em busca de algumas respostas para buscar soluções a REDEGN fez contato com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros do Vale do Sao Francisco, mas até o momento não obteve retorno.

SOUÇÕES: Uma reportagem publicada pela Agência Brasil entrevistou vários especialistas em mobilidade e, entre todos, há um consenso: para dar fluidez ao trânsito, o transporte público precisa ser priorizado em relação aos automóveis.

De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), os carros ocupam 70% do espaço viário e transportam 25% das pessoas, enquanto os ônibus ocupam menos de 10% e transportam 40% da população. Por isso, a criação de faixas exclusivas para veículos do transporte coletivo é uma medida tão importante para garantir maior velocidade e segurança.

Para o superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Luiz Carlos Néspoli, o uso das faixas exclusivas e corredores de BRT no Brasil ainda é muito baixo, se comparado ao potencial desse modal. No país, a cada 100 km de vias onde circulam os ônibus, apenas 4,4 km têm prioridade para o transporte coletivo. 

A construção de ciclovias é outra medida para melhorar a mobilidade nas cidades brasileiras. Além do baixo custo da construção, ainda incentiva o uso de um meio mais sustentável e benéfico para o meio ambiente e o trânsito das grandes cidades. Porém, a construção dessas vias precisa ser bem analisada, pois não basta construí-las apenas no centro da cidade, elas precisam estar conectadas a todas as regiões.

Segundo o superintendente da ANTP, também é necessário garantir bicicletários e estacionamentos mais seguros, além da realização de campanhas educativas estimulando o uso dos modais alternativos.
 

Redação redeGN Fotos Redes Sociais