Software que avalia impactos ambientais em projetos agroecológicos é tese de doutorado de Professor da Facape

O professor Roberto Tenorio do Colegiado de Computação da Faculdade de Petrolina – Facape está com tese de doutorado pronta para defesa no mês de abril.

O trabalho que tem como título Automação da Avaliação de Impactos Ambientais em Projetos Agroecológicos e de Desenvolvimento Territorial e teve orientação da Dra. Vivianni Marques Leite dos Santos e Dr. Jorge Luiz Cavalcanti Ramos.

O Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial foi cursado na Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf. O trabalho se deu a partir de uma ideia e contou com o levantamento em periódicos e base de dados, além de uma busca por aplicativos que fizessem um levantamento de impactos ambientais focados em projetos agroecológicos, finalizando com o desenvolvimento de um sistema para a avaliação desses impactos. Para isso, Roberto Tenorio criou um programa desktop de computador – um software que abriga todos os dados.

O software recebe os dados de um projeto e gera relatórios, gráficos e tabelas que informam quais são os principais impactos ambientais que aquele projeto pode causar. O sistema visa mostrar se o projeto está de acordo ou não com a proposta agroecológica.

“Foi muito bom porque eu aproveitei meu conhecimento de programação e apliquei numa situação real e foi muito importante por ser uma área que eu não conhecia e passei a conhecer no doutorado. A satisfação do usuário é sempre a nossa recompensa final,” ressalta o professor da Facape Roberto Tenorio.

A defesa da tese Automação da Avaliação de Impactos Ambientais em Projetos Agroecológicos e de Desenvolvimento Territorial será aberta ao público e será transmitida pelo Google meet às 16 horas do dia 12 de abril.  

Ascom Facape