Cantor e compositor Elomar Figueira deixa hospital na Bahia após mais de um mês internado com Covid-19

O cantor e compositor Elomar Figueira deixou o Hospital Samur, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na manhã desta quinta-feira (25). Ele passou mais de um mês internado por causa de complicações da Covid-19.

Segundo familiares, o artista havia tomado a dose única de vacina da Janssen, mas ainda não tinha retornado ao posto para receber o reforço do imunizante.

Elomar foi hospitalizado em 21 de fevereiro. Na noite do dia 23, ele teve uma piora e foi intubado. No dia 3 de março, o artista apresentou melhora e equipe médica iniciou o processo de extubação. Porém, dois dias depois, cantor precisou ser intubado novamente.

Uma semana depois, a equipe médica reiniciou a retirada gradativa da ventilação mecânica até a extubação completa no último domingo, dia 13. No dia 16, ele teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi transferido para apartamento, onde foi mantido acompanhamento clínico, além de fisioterapia respiratória e motora.

Com a melhora clínica, o cantor e compositor foi liberado para seguir com o tratamento em casa. Conforme nota divulgada pela assessoria do artista, ele está lúcido, em respiração espontânea, sem necessidade de uso de oxigênio.

Conhecido como "Menestrel das Caatingas", Elomar tem 84 anos e é referência na Música Popular Brasileira. Ele já teve canções interpretadas por grandes nomes, como Fagner e Elba Ramalho.

G1 Bahia Foto Reprodução redes sociais