RedeGN - Mostra virtual da FEBRACE 202 termina no sábado (26)

Mostra virtual da FEBRACE 202 termina no sábado (26)

Selecionados pelo rigor científico e pela criatividade, os 497 projetos que estarão em exposição na 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia são uma mostra da capacidade inventiva e da persistência da nova geração de jovens cientistas do País.

O evento acontece até o dia 26 de março pela Plataforma FEBRACE Virtual, traz projetos de todas as áreas do conhecimento – muitos com grande potencial de serem escolhidos para a Regeneron ISEF – a maior feira internacional de ciências do mundo que acontece em maio, nos EUA. Todos os anos, na FEBRACE, são selecionados nove projetos para essa mostra.

“A qualidade dos projetos científicos se manteve igual mesmo com as dificuldades no ensino causadas pela pandemia na maioria das escolas públicas, o que demonstra o comprometimento desses jovens e de seus professores orientadores com seus projetos”, destaca a coordenadora geral da FEBRACE, Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Neste ano, segundo ela, foi ampliado o número de vagas, de forma a dar oportunidade para mais jovens apresentarem seus projetos e interagirem com professores e pesquisadores da USP e de instituições parceiras.

No total, participam 1081 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 333 escolas de todo o Brasil. Mais da metade deles, 65%, são alunos de escolas públicas. Seus projetos serão julgados por professores universitários e especialistas, que farão a avaliação em teleconferências fechadas. Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior.

Atividades na mostra – Na Plataforma Virtual, além de conhecer os projetos, os visitantes poderão deixar comentários e até tirar foto para guardar de recordação. Exemplos de projetos que valem a visita não faltam. Dispositivo que auxilia a locomoção de crianças com paralisia cerebral; sistema de entrega autônoma de soro antiofídico com drone; alternativa acessível e ecológica aos absorventes femininos; aplicativo assistivo para a comunicação em libras; e fitoterápico à base do sabugueiro-do-brasil são alguns deles.

Também serão transmitidas, pelo Youtube, várias palestras que ocorrem de segunda a quinta-feira, nas duas semanas do evento, sempre às 17h30. “São palestras inspiradoras que têm o objetivo de estimular os jovens a seguirem carreiras científicas e tecnológicas”, conta a coordenadora da FEBRACE. O papel das mulheres na ciência; oportunidades em educação, ciência e inovação; e ciência aplicada à vida serão alguns dos assuntos abordados. Quem estiver ao vivo nas lives receberá certificado de participação e concorrerá a prêmios.

Site Febrace