RedeGN - Profissionais do HDM, em Petrolina, publicam em revista científica internacional de alto impacto

Profissionais do HDM, em Petrolina, publicam em revista científica internacional de alto impacto

Os especialistas médicos do Hospital Dom Malan, Marcelo Marques e Alex Sandro Rolland, conquistaram um grande feito na última semana (07): a aprovação de uma publicação na revista científica internacional Obstetrics & Gynecology, periódico do Green Journal (www.greenjournal.org), considerada a terceira de maior impacto mundial nas áreas de ginecologia e obstetrícia.  

A boa notícia foi recebida por e-mail, informando que o material enviado estava sendo encaminhado à editora Wolters Kluwer Health para adaptação ao estilo editorial e futura publicação, que deve acontecer em um período de 3 ou 4 meses, na versão digital e impressa da revista.  

A carta ao editor faz uma crítica construtiva a uma publicação do projeto P5 (Prevenindo a Prematuridade) – uma das maiores pesquisas científicas já realizadas sobre a prevenção do parto prematuro, da qual o HDM e mais 14 centros do Brasil fazem parte.  

Liderado pela Unicamp, o estudo "Progesterona e Pessário cervical para Prevenir Parto Prematuro", ou simplesmente P5, teve início em 2015 com o objetivo de beneficiar milhares de mulheres no país através de soluções inovadoras para redução da prematuridade. Financiado pelo Ministério da Saúde, CNPQ e Fundação Bill e Melinda Gates, faz parte do programa Grandes Desafios Brasil: Prevenção e Manejo de Nascimentos Prematuros; foi concluído e publicado em 2019.

"Entre os pontos que fizemos a crítica, ressaltamos alguns dados que mereciam ter sido mais valorizados, como a redução do risco de hemorragia ventricular cerebral em prematuros alcançado pela utilização pessário. Basicamente enaltecemos os principais resultados. Estamos muito felizes de termos participado e honrados de termos nossa carta ao editor aceita", ressalta o especialista em medicina fetal, Marcelo Marques.  

Para o profissional, feitos como esse fazem a comunidade médica e científica se orgulhar do Dom Malan. "É gente do sertão de Pernambuco produzindo material científico para o mundo. Pelo visto o Vale do São Francisco não exporta só fruta, mas conhecimento também", finaliza.

Ascom HDM