Prefeitura de Juazeiro já informatizou 65% das unidades básicas de saúde

Mais de 65% das Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro (UBSs) já estão com o processo de informatização concluído. Desde que assumiu a gestão, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), tem se dedicado nessa implantação de tecnologia da informação nos atendimentos da rede básica com o sistema e-SUS AB, do Ministério da Saúde.

 Para 2022, está sendo planejado informatizar mais 16 equipes de saúde.

O e-SUS AB é um prontuário eletrônico do Ministério da Saúde que registra o atendimento dos pacientes desde a recepção, passando pela sala de vacina até os atendimentos médicos. "Tudo vai para este prontuário eletrônico. Isso é um ganho muito importante já que agiliza o atendimento, saindo do papel para o sistema", ressaltou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

 Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Sesau, José Ruan Nascimento, Juazeiro possuía 24 unidades informatizadas, porém foram encontradas muitas deficiências nesse processo já existente, como a falta de equipamentos ou muitos deles com defeito. "Em 2021 a gente retomou o processo de informatização das unidades que não tinham computador nenhum. Já informatizamos por completo 10 unidades de saúde, o que significa 11 equipes informatizadas em 2021", destacou o diretor de Tecnologia da Informação da Sesau.

 Os equipamentos das unidades que ainda faltam ser informatizadas já foram comprados e já devem ser distribuídos nas unidades básicas de saúde. Ao todo Juazeiro possui 54 UBSs físicas e nelas constam 65 equipes. Com a informatização, a proposta é que as unidades se comuniquem e outros serviços sejam ampliados, como o cadastro e atualização do cartão SUS.

 

 

Ascom Sesau PMJ