Univasf: Palestras e exercícios farão parte da programação com objetivo de estimular um estilo de vida saudável  

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, celebrado dia 10 de março, o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) apoiará atividades gratuitas voltadas para a prevenção de doenças cardiovasculares e consequente melhoria da qualidade de vida da população.

A iniciativa idealizada pela Comissão de Promoção da Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia será realizada em dois dias diferentes.  

 No dia 10 de março (quinta-feira), os pacientes e acompanhantes que passarem pela Policlínica da Univasf receberão informações sobre a importância do combate ao sedentarismo com o auxílio de cardiologistas, médicos residentes e estudantes de medicina, bem como serão prestadas orientações e atividades com professores e estudantes do curso de Educação Física. 

Já no dia 12 de março (sábado), haverá atividades no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina, com início às 7h da manhã e participação livre: 

07:00 – Palestras sobre o combate ao sedentarismo e tipos de exercícios físicos (Participação de médicos e profissionais da Educação Física); 
08:00 – Grupo I: Início da caminhada/corrida de 3 km sem caráter de competição / Grupo II: Atividade de exercício funcional na arena do Parque Municipal; 
09:00 – Encerramento, orientações, incentivo e agradecimentos. 

Diga não ao sedentarismo-O sedentarismo é importante fator de risco para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo e provocam alto custo para a saúde pública.  

De acordo com estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), 1 em cada 4 adultos e 4 em cada 5 adolescentes no mundo não praticam atividade física dentro do volume esperado (a recomendação é a de que adultos façam de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana). 

Neste sentido, a atividade física é necessária para ajudar a prevenir doenças crônicas como infarto, hipertensão e diabetes, por exemplo. Além disso, propicia a liberação de endorfina, interferindo diretamente na melhora do humor e da qualidade do sono. Diga não ao sedentarismo e adote práticas saudáveis em sua rotina!