Neoenergia Coelba recupera energia suficiente para abastecer três milhões de residências durante um mês

A Neoenergia Coelba recuperou o maior volume de energia da história da Bahia em 2021. No ano passado, foram recuperados 350,5 milhões de quilowatts-hora (KWh), energia suficiente para abastecer três milhões de residências, ou todo o município de Salvador por mais de um mês. O resultado obtido em 2021 é 27% superior ao de 2020. 

No ano passado, foram realizadas mais de 333 mil fiscalizações na Bahia, cerca de 25% a mais quando comparado a 2020. A recuperação recorde é reflexo dessas ações em campo aliadas à utilização de tecnologia de ponta. A distribuidora vem utilizando redes inteligentes e modelagem estatística para detectar desvios com maior assertividade. 

No total, foram encontradas pelos técnicos da distribuidora mais de 102 mil irregularidades em 2021. O ano passado também registrou um recorde no recorte mensal. Em agosto, pela primeira vez na história, o volume de energia recuperado atingiu 40 milhões de KWh. 

Em 2022, as ações da distribuidora para combater o furto de energia seguem acontecendo em todo o Estado. No começo do ano, duas pessoas foram conduzidas à delegacia durante operação realizada no município de Guanambi. Em fevereiro, três pessoas foram presas em Cafarnaum por furto de energia. 

Crime e denúncia 

A Neoenergia Coelba reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão. Em 2021, dez pessoas foram conduzidas à delegacia na Bahia para prestar esclarecimentos. 

Além de crime, a prática pode gerar riscos à saúde de quem realiza a irregularidade e de toda a população. As ligações clandestinas podem prejudicar, ainda, o fornecimento de energia na vizinhança, visto que modificam inapropriadamente a rede elétrica. 

Por isso, é importante que a população denuncie caso haja suspeita de furto de energia. As denúncias são feitas de forma anônima no site da distribuidora (www.neoenergiacoelba.com.br), na parte de Canais de Atendimento > Denúncia de Irregularidade ou pelo número 116. 

Da Redação RedeGN