RedeGN - Resultado nos mantém otimista, diz vice-governador da Bahia sobre crescimento das exportações em janeiro

Resultado nos mantém otimista, diz vice-governador da Bahia sobre crescimento das exportações em janeiro

"As exportações baianas encerraram 2021 em US$ 9,9 bilhões, o maior resultado da série histórica. Agora em Janeiro obtivemos mais um recorde na série histórica, o que, sem dúvida, nos mantém otimista quanto à recuperação da nossa economia".

A avaliação do vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, é referente ao resultado das exportações baianas, que atingiram o montante de US$ 734,2 milhões no último mês de janeiro, resultado que representa crescimento de 18,9% na comparação com o mesmo período de 2021 e representa crescimento recorde para o mês na série história desde 2012.  

A alta expressiva dos embarques de soja e derivados (235%), cuja safra teve colheita mais tardia no ano passado foi o principal destaque das vendas externas. Como resultado, as exportações agropecuárias totais aumentaram 62,5% no mês.

A indústria de transformação acusou crescimento de 21%. Já as exportações da indústria extrativa recuaram 58,5%, abaladas por reduções das vendas de Magnesita e metais preciosos, ainda na comparação com o mesmo mês de 2021.  

As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan). 

Secom Bahia / foto: Carol Garcia-GOVBA