RedeGN - PF e MPT investigam mortes de garimpeiros, na zona rural de Campo Formoso, em outubro de 2021

PF e MPT investigam mortes de garimpeiros, na zona rural de Campo Formoso, em outubro de 2021

A Polícia Federal e o Ministério Público do Trabalho (MPT) estão investigando um o caso de dois trabalhadores que morreram asfixiados dentro de um garimpo de Socotó, em Campo Formoso, norte da Bahia, no ano passado. Os agentes, junto com membros da Secretaria de Meio Ambiente do município, visitaram a localidade de Boca da Mata, próxima ao garimpo, na última quarta-feira (26).

De acordo com informações da Rádio 98 FM, o secretário de Meio Ambiente, Jucélio Curaçá, afirmou que a investigação foi solicitada pelo Ministério Público com sede em Jacobina. 

“O que a gente pode adiantar para o público é que correu tudo bem, não teve nenhuma prisão no local e os trabalhadores ajudaram com as informações (…) Chegaram até no momento lá mesmo a conclusão que como de fato foi uma fatalidade, acredita-se que pela própria inexperiência de quem estava atuando lá (…) O Ministério Público é quem vai definir se vai entrar com uma ação ou se vai arquivar este procedimento”, disse o secretário nesta quinta-feira (28).

Ainda segundo o gestor de Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) também iria participar da investigação, mas nenhum representante foi ao local, informou a Rádio.

Mortes

As vítimas foram identificadas como Sebastião Manoel dos Santos, conhecido por "Panta", de 46 anos, que morava em Boi Morto, e Zé Leria, do povoado de Tiquara, que não teve a idade divulgada. Os dois inalaram fumaça tóxica, enquanto trabalhavam em um buraco a 18 metros de profundidade na localidade de Socotó.

Segundo o MPT, o garimpo onde ocorreu o acidente de trabalho é ilegal. De acordo com o órgão, assim como eles, outras pessoas atuam na extração ilegal de minério na lavra, que fica a oito quilômetros de área onde a Cooperativa Mineral da Bahia (CMB). Elas receberam autorização para exploração mineral, mas não têm relação com as operações da empresa.

Da Redação RedeGN