RedeGN - Secretaria de saúde ressalta período de isolamento para sintomáticos e assintomáticos gripais em Petrolina

Secretaria de saúde ressalta período de isolamento para sintomáticos e assintomáticos gripais em Petrolina

A Secretaria de Saúde de Petrolina, seguindo as orientações repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde, com relação às pessoas sintomáticas e assintomáticas gripais, reforça que o protocolo de isolamento. Para aqueles que estão com sintomas e que testaram positivo para a COVID-19, é necessário se isolar por 10 dias, desde que esteja sem sintomas nas últimas 24h.

Já no caso em que o resultado seja negativo para COVID-19, mas a pessoa esteja sintomática, deve permanecer em isolamento por sete dias (por se tratar de um provável caso de influenza).

Nos casos ainda de pacientes assintomáticos que tiverem resultado positivo para a COVID-19, estes devem ficar sete dias em isolamento. Em casos que o resultado for negativo, não há necessidade de cumprir isolamento.

O diretor médico da Secretaria de Saúde, Eric Oliveira, explica a necessidade de cumprir essas medidas. "Reforço que estamos em um período sazonal para a gripe comum, por isso solicito que as pessoas busquem os cuidados caseiros iniciais em casos leves, casos que comprometam a respiração a busca pela urgência deve ser imediata. Outra atenção que pedimos é com relação ao período de isolamento, os prazos mudaram e precisam de atenção e cuidado da população. Essa não é uma batalha individual, é coletiva. Se gestores públicos e população não se unirem, infelizmente, não vamos sair deste círculo pandêmico", destacou.

Ascom PMP