RedeGN - José Gomes da Costa nomeado interinamente como presidente do Banco do Nordeste foi gerente da agência do BNB em Juazeiro

José Gomes da Costa nomeado interinamente como presidente do Banco do Nordeste foi gerente da agência do BNB em Juazeiro

O Conselho de Administração do Banco do Nordeste nomeou, nesta segunda-feira (17), o economista José Gomes da Costa como o presidente interino da instituição. Funcionário de carreira, Gomes foi superintendente estadual do BNB na Bahia e gerente da agência do BNB em Juazeiro. 

Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Economia pela mesma universidade, Gomes possui MBA em finanças pela Escola de Economia do Rio de Janeiro, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e formação em "banking", pela Escola de Administração de São Paulo, também da FGV.

O novo presidente vai acumular também a cadeira de diretor financeiro e crédito do banco. Segundo o jornal Diário do Nordeste, o anúncio de José Gomes no cargo mais alto da instituição financeira já vinha sendo ventilado nos bastidores e movimentações políticas da base governista de Jair Bolsonaro (PL) antecedem a nomeação.

Em setembro do ano passado, após o surgimento de informações que relacionavam a direção de uma das divisões do Banco do Nordeste, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), a integrantes do PT, o Centrão, representado pelo cacique do PL Valdemar Costa Neto, pediu o afastamento do ex-presidente do banco, Romildo Rolim. Desde então quem presidia o BNB era Anderson Possa, que agora passa a ser o diretor de negócios do banco.

Além de Possa e Gomes, a diretoria executiva passa a ser composta pelos seguintes membros: Bruno Ricardo Pena de Sousa (Diretor de Planejamento), Haroldo Maia Júnior (Diretor de Administração), Lourival Nery dos Santos (Diretor de Controle e Risco) e Thiago Alves Nogueira (Diretor de Ativos de Terceiros).

Fonte: Bahia Notícias