RedeGN - Volume de águas no Lago de Sobradinho segue com tendência de alta. Confira os números

Volume de águas no Lago de Sobradinho segue com tendência de alta. Confira os números

Relatório encaminhado à redação da redeGN pelo engenheiro elétrico Ailton Candeia, com dados oficiais da ANA – Agência Nacional de Àguas e Saneamento Básico, aponta para um aumento significativo nos reservatórios ao longo do Rio São Francisco.

A Barragem de Três Marias, em Minas Gerais, de acordo com o relatório, chegou a 69,9% da sua capacidade, com afluência de 4.780 m³ e liberação de pouco mais de 230 m³ por segundo para garantir um aumento mais consistente na capacidade de armazenamento da represa.

O relatório publicado, com dados finalizados neste domingo (9), indica também que o Lago de Sobradinho está próximo de atingir 60% da sua capacidade útil, com tendência de aumento a cada dia. Os dados oficiais apontavam um volume útil de 58,62% no domingo em Sobradinho, mas com tendência de alta, já que recebe 4.460 m³ e está liberando apenas 792 m³ por segundo na sua barragem. Relatório recente encaminhado pela Chesf aponta que nos próximos dias a vazão em Sobradinho deve ser mantida na casa dos 800 m³ por segundo, reforçando a tendência de aumento gradativo do acúmulo no lago.

A Barragem de Itaparica, abaixo de Sobradinho, chegou a 60% da sua capacidade de armazenamento, com afluência de 1.100 m³ e afluência de 826 m³.

O Engenheiro Elétrico, Ailton Candeia, acredita que a tendência é de aumento diário, em função das chuvas que tem caído na calha do rio: “Nos últimos dias o Lago de Sobradinho vem aumentando em torno de 1% ao dia. Com essa tendência é possível que em pouco tempo o Lago de Sobradinho alcance 70% da sua capacidade, dado as chuvas que continuam caindo em Minas e a grande quantidade de água que desce rio abaixo em direção à represa de Sobradinho”, destacou.

Da redação redeGN