RedeGN - Deputado Zó confirma que disputará novo mandato para AL-BA em 2022

Deputado Zó confirma que disputará novo mandato para AL-BA em 2022

O deputado estadual Zó (PCdoB), confirmou na manhã desta terça-feira (7) que é pré-candidato à reeleição para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 2022.

"Vou ser candidato pelo PCdoB, novamente. São 36 anos de PCdoB. minha militância começou no movimento estudantil secundarista. Vai ser o único partido da minha vida", disse  ao BNews.

Ele lembra que em 2018, a legenda conseguiu eleger cinco deputados para o Legislativo Estadual. O sufrágio do ano que vem será a sexta eleição de Zó.

Original da região de Juazeiro, até aqui, ele segue invicto, arrecadando vitórias em cinco ocasiões.

De olho na disputa do ano que vem, o PT negocia uma federação partidária com PSB e PCdoB. Em setembro deste ano, o Congresso derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao projeto de lei que permite aos partidos se reunirem em federação.

De acordo com o texto aprovado, as siglas são obrigadas a permanecer unidas por um período de quatro anos e teriam que atuar juntas nas esfera federal, estadual e municipal.

Questionado sobre a possibilidade desta federação se efetivar, Zó destaca que a estrutura já existe em outros países, como europeus, por exemplo, e avaliou a estratégia como uma forma de agrupar segmentos com alinhamentos programáticos parecidos.

"O PCdoB está discutindo. Não só com o PT, mas com o PSB, PSOL e outros partidos. A ideia, inclusive, é de a 'Frente Brasil Popular' se consolidar enquanto federação", afirmou.

Embora o parlamentar avalie que o acordo amplia as chances de se reeleger, Zó deixou claro que pretende disputar 2022 independente do que aconteça.

"Trabalho muito para me reeleger. Naturalmente, a frente amplia [a possibilidade de votos], e principalmente se essa frente for de segmentos que pensam parecido. É preciso fortalecer no Congresso o pensamento de esquerda, progressista, de construção de uma sociedade mais igualitária", continuou.

Fonte: BNews