RedeGN - Maioria dos prefeitos de Pernambuco opta por não realizar festas públicas de Réveillon 

Maioria dos prefeitos de Pernambuco opta por não realizar festas públicas de Réveillon 

Prefeitos de 49 municípios de Pernambuco participaram de uma reunião para debater a realização de festas públicas, em especial o Réveillon e Carnaval. A assembleia da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), germinou na não realização de festas públicas na passagem de ano entre 2021 e 2022 pela maioria dos mandatários. Na ocasião também foi tratada a realização do Carnaval 2022. 

De acordo com a Amupe, a decisão pela não realização do Réveillon foi quase unânime dentre as prefeituras. 

André Longo, secretário estadual de Saúde, participou do evento e reforçou a negativa do Estado para a realização de festas de fim de ano. "O foco continua sendo vacinar, testar e ter cuidado com os protocolos sanitários", informou o secretário. 

Elcione Ramos, prefeita de Igarassu, cidade da Região Metropolitana do Recife (RMR), é contrária tanto a realização de festas de fim de ano quanto a realização de festejos carnavalescos em 2022. "A gente não sabe que dimensão isso vai tomar (sobre a nova variante). No Carnaval, por exemplo, vêm muitas pessoas de fora, que podem trazer essa problematica que estamos começando a vencer no Brasil de volta", informou a mandatária. 

Professor Lupércio, prefeito de Olinda, informou que a cidade tem toda a estrutura para realizar tanto o Réveillon quanto o Carnaval, caso seja autorizado. "Estamos preparados não só para o Carnaval, mas também para o Réveillon, sendo que preparar é uma coisa, realizar é outra. A população pode ficar certa de que a gente só irá realizar o Carnaval se a gente tiver segurança", informou. 

Com relação ao carnaval, José Patriota, presidente da Amupe, reforçou que para os municípios é importante que a autorização ou negativa para o Carnaval seja dada ainda este ano. "Até o final do ano precisamos ter uma posição, se não os contratos que são firmados podem gerar prejuizo", explicou. 

Ascom Amupe