RedeGN - Moradores voltam a reclamar de escuridão na Ba 210: a situação é insuportável

Moradores voltam a reclamar de escuridão na Ba 210: a situação é insuportável

No programa RJ notícias, apresentado pelo radialista Geraldo José, nesta segunda-feira (29), ouvintes voltaram a denunciar "escuridão e o risco dos motoristas e pedestres que trafegam pela BA 210-km 395 em Juazeiro, Bahia, bairro Tabuleiro.

No mês de outubro, reportagem da REDEGN fotografou a escuridão no local e mostrou trecho que fica no perímetro urbano de Juazeiro, e dá acesso a pelo menos dois bairros da cidade, Tabuleiro e São Geraldo.

A reportagem da REDEGN percorreu parte do trecho, entre o mercado do produtor até o trevo que dá acesso ao bairro São Geraldo e constatou vários postes sem iluminação. Devido a escuridão aumenta a falta de segurança e insatisfação dos moradores do local. 

De acordo com Amarildo Silva que trabalha às margens da rodovia, a falta de iluminação espanta os clientes, prejudicando também todo o comércio na região. "A falta de iluminação ela desfavorece bastante. Não só o comércio, mas, também os bairros vizinhos, população que precisa do acesso a esses bairros", afirma.

A BA 210-KM 395 via de acesso para Curaçá, por isto bastante movimentada e além disso, moradores reclamam também da falta de segurança.

"Isso está meio perigoso para a população, para o próprio pessoal que trafega na rodovia. Tem homens e mulheres, famílias que por falta de recursos financeiros tem que ir a pé e usar a pista, alerta o mecânico Cleomar Silva.

A reportagem da REDEGN enviou solicitação ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para saber quem é a responsabilidade pela iluminação. Os entrevistados apontam que a responsabilidade é da prefeitura.

No último dia 02 de outubro um leitor enviou Video e aponta que trafegou no local no dia 28 de agosto e "a escuridão, postes sem iluminção, lampadas apagadas durante mais de 37 dias. De quem é a responsabilidade do principal acesso para o bairro Tabuleiro está tudo escuro. De quem é a responsabilidade?, questiona, o leitor.

Em outubro a prefeitura enviou a seguinte NOTA: Prefeitura de Juazeiro já adquiriu material para restabelecer iluminação na BA-210, após furtos e atos de vandalismo

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), esclarece que ao longo de nove meses, realizou por três vezes, instalações de cabeamentos que dão sustentação à iluminação pública na BA-210, no trecho entre o Mercado do Produtor e o bairro Tabuleiro. Infelizmente, atos de vandalismo e furtos estão acontecendo com frequência, o que tem atrapalhado o trabalho da gestão municipal, prejudicando toda população.

O secretário de Serviços Públicos, Charles Leal, destaca que já houve a aquisição do material elétrico, e que a equipe de iluminação está juntamente com o engenheiro elétrico, analisando uma forma diferenciada da nova instalação, para que seja restabelecida a iluminação pública no local o mais rápido possível.
 

Redação redeGNTexto e Fotos Ney Vital