"Segunda-feira vou procurar por Flor de Maria. Ela tem que explicar o motivo do Clube dos Artifices ter chegado a essa situação", diz Cacai Matos

Após desabamento da estrutura do telhado e muro do Clube dos Artífices, em Juazeiro, Bahia, na manhã deste sábado (02), várias manifestações de revoltas invadiram as redes sociais.

Escombros que marcaram uma história centenária e que provoca várias discussões sobre o Patrimônio Histórico e Cultural abandonado em Juazeiro.

O advogado Marcio Jandir, postou: "Como filho de casa humilde na minha cidade, Juazeiro, cresci nos salões do Clube dos Artificies Juazeirense. Hoje acordei com a triste notícia do desmoronamento das suas paredes. A sua alma já havia  sucumbido pela vontade das pessoas "de bem" que trancafiaram a sua história. Meu pai choraria no dia de hoje. Mataram a casa do trabalhador e não tem mais filarmônica, nem discurso emocionado de meu pai.

Em contato com a REDEGN, o atual presidente da Apolo, Cacai Matos declarou ser um constragimento o desabamento do Clube dos Artifices. "Na próxima segunda-feira dia 4 vou procurar Flor de Maria. Ela pegou a chave e nunca fez nada, benefício nenhum no local.  O clube pertencia aos trabalhadores. Nós estamos perdendo nossos patrimônios histórico culturais. Segunda feira Flor de Maria vai ter que explicar o motivo do Clube dos Artifices ter chegado a este ponto. Vou tomar uma providência para que possamos tomar esta chave. Ela não é dona".

Flor de Maria Souza Ayres Nascimento, citada é ex-presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro. Ela foi recentemente nomeada para a gestão municipal na função de comissão, de Assessor Especial. É esposa do ex-prefeito Joseph Bandeira e madrasta do atual vice prefeito Leonardo.

No último dia 27 a REDEGN destacou reportagem apontando que "Prédios históricos abandonados em Juazeiro representam risco aos pedestres e à segurança pública e expõem o descaso com o patrimônio arquitetônico da cidade". Sem manutenção há décadas, as construções correm o perigo de desabar.

A REDEGN fez contato com membros do Conselho de Cultura e uma nota será produzida pela Comissão de Patrimônio e Memória. Um coletiva de imprensa está marcada para terça-feira 5, "Não apenas só sobre o prédio do Clube dos Artifices, mas sobre o conjunto do Patrimônio Cultural e Histórico de Juazeiro".

A coletiva vai acontecer no período da tarde.

Redação redeGN