RedeGN - Moradores de Paulo Afonso reclamam de "muros" em pontos turísticos. São diques para preservar barragem, afirma Chesf

Moradores de Paulo Afonso reclamam de "muros" em pontos turísticos. São diques para preservar barragem, afirma Chesf

Moradores de Paulo Afonso, Bahia reclamam de construção de "muros" em pontos turísticos no entorno da barragem. No site da Chesf, o orgão afirma que "Para melhor preservar a segurança e o bem estar de toda a população do entorno das suas barragens e diques, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) vem desenvolvendo um conjunto de ações de preservação e manutenção das Áreas de Segurança de Barragens que, na Regional de Paulo Afonso (BA), inclui o Complexo Hidrelétrico, as usinas Luiz Gonzaga (Itaparica) e Xingó.

 De acordo com a Chesf as  áreas de segurança estão sendo delimitadas e identificadas, em atendimento à Lei nº 12.334/2010 (artigo 8º – inciso VI) e regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 A Chesf reforça a importância do projeto e esclarece que a sua execução não interferirá no acesso às áreas públicas do Município, sobretudo àquelas destinadas ao lazer e turismo. A situação de interdição de acesso à crista dos diques é temporária para possibilitar a realização dos serviços.

 As áreas que estão sendo delimitadas permanecerão com acesso público de forma controlada, permitindo práticas esportivas saudáveis, como caminhadas e ciclismo, contudo proporcionando maior segurança à população. A Chesf, atenta aos anseios da comunidade, está em diálogo com a Prefeitura Municipal para definição das ações que visam tornar os diques mais aprazíveis para a comunidade.

 O diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin, explica que diques são barragens, construídas para delimitar o reservatório, impedindo que a água se espalhe sobre a cidade. "Os diques têm funções técnico-operacionais imprescindíveis para a segurança dos empreendimentos e de toda a população. As obras de melhoria em curso trarão muitos benefícios para toda a população".

 Os benefícios esperados com essas ações proporcionarão à comunidade local melhoria na segurança pública, preservação da limpeza e conservação das áreas, prática de esporte e circulação segura, reurbanização do local e segurança das estruturas.

Redação redeGN Foto reprodução Site da Chesf