RedeGN - Eleições definem novos membros do Comitê da Bacia do Rio São Francisco

Eleições definem novos membros do Comitê da Bacia do Rio São Francisco

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) elegeu os novos membros para a próxima composição (2021/2025). Foram eleitos representantes do poder público (municipal, estadual e federal), usuários de água e de entidades civis de recursos hídricos com atuação comprovada na bacia.

Os membros eleitos vão compor o quadro dos 124 membros (62 titulares e 62 suplentes) que serão empossados na Plenária Extraordinária, que acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro, em Maceió (AL).

O processo eleitoral teve início em fevereiro de 2021. As sessões eleitorais ocorreram nos meses de julho e agosto, de forma on-line, devido à pandemia, exceto a dos povos indígenas e comunidades tradicionais, que ocorreram de forma presencial pela dificuldade de acesso à internet.

O Plenário do CBHSF é composto da seguinte forma: 5 representantes da União, sendo um de cada ministério (Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional, Economia, Minas e Energia e da Fundação Nacional do Índio); 6 representantes dos estados que compõem a bacia (Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e o Distrito Federal); 8 representantes dos municípios, situados na bacia, sendo 3 de Minas Gerais, 2 da Bahia, 1 de Pernambuco, 1 e Alagoas e 1 de Sergipe; 24 representantes usuários de recursos hídricos de diversas áreas de atuação; 16 representantes de entidades civis de recursos hídricos com atuação comprovada na bacia e um representante dos povos indígenas e comunidades tradicionais residentes na bacia.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.

Confira a lista com os membros eleitos. Acesse 

Site CHBSF