RedeGN - População reclama de longas filas e demora, e prefeitura de Petrolina amplia polos de vacinação para segunda dose da AstraZeneca

População reclama de longas filas e demora, e prefeitura de Petrolina amplia polos de vacinação para segunda dose da AstraZeneca

Após reclamações da população, que se queixou de longas filas e demora no atendimento, a Prefeitura de Petrolina decidiu ampliar os polos de vacinação para a segunda dose da Astrazeneca, vacina contra o novo coronavírus. Agora a população que tomou a primeira dose entre os dias 6 e 16 de junho terá sete polos espalhados pela cidade, com atendimento das 9h às 20h, sem intervalo para almoço.

Desde a autorização da Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco (CIB/PE), composta por gestores municipais e estaduais, o município segue antecipando a aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca/Oxford. Na última sexta (13), a secretaria de Saúde informou que estaria aplicando a dose 2 antecipada no público vacinado com a primeira dose no período acima citado, entre hoje (16) e amanhã (17).

Entretando, quem procurou um dos três pontos até então disponibilizados pelo município - o SESI, na Vila Mocó (ponto fixo), a Porta do Rio e a avenida principal da Vila Eulália (pontos de drive) -, se deparou com longas filas de espera. Segundo noticiou o Portal ZAP, a população reclamou da falta de um estrutura adequada (toldo, mesas e fila para atender as pessoas prioritárias, conforme define a lei, por exemplo). No ponto da Orla, pessoas relataram ter esperado 4 horas na fila.

Após as diversas reclamações, a prefeitura decidiu ampliar de três para sete, o número de polos disponibilizados para antecipação da segunda dose da vacina Astrazeneca, para quem tomou a primeira dose entre 06 e 16 de junho. Além dos que já estavam funcionando, a vacinação acontecerá também na FACAPE, na Vila Eduardo; no CRAS do José e Maria; na UNIVASF, no Centro; e no Parque Josefa Coelho (todos como pontos fixos).

Para receber a segunda dose não é necessário agendamento, apenas o cadastro na nova plataforma: http://vacina.petrolina.pe.gov.br/. Além disso, é preciso levar documento de identificação com foto e cartão de vacina. Em caso de perda do cartão, além de um documento com foto, é necessário levar o comprovante de residência e o Boletim de Ocorrência.

Da Redação RedeGN