RedeGN - Rede Municipal de ensino de Juazeiro é referência nacional na resolução do Guia EduTec

Rede Municipal de ensino de Juazeiro é referência nacional na resolução do Guia EduTec

A Rede Municipal de ensino de Juazeiro foi a primeira do Brasil a concluir os questionários do Guia EduTec, e dessa forma, bater a meta de 85% de adesão das escolas, estabelecida pelo governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC).

O Guia Edutec integra as ações do projeto piloto do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), e tem como objetivo fazer um diagnóstico sobre a disponibilidade de tecnologias nas unidades de ensino, e a forma como as escolas estão utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis.

Articuladores tecnológicos da Rede Municipal, bem como gestores e professores que receberam formações voltadas para resolução dos questionários do Guia EduTec, concluíram o procedimento em 10 dias, e ultrapassaram a meta do governo Federal, chegando a mais  de 89% de participação das unidades escolares.

 "A pandemia evidenciou a necessidade do uso de tecnologias digitais na Educação, e a gestão Suzana Ramos se preocupa em oferecer um ensino de qualidade, adaptado a essa nova realidade. Parabenizo o empenho de toda a equipe da Rede Municipal, que trouxe para Juazeiro esse reconhecimento", destacou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.

Os dados enviados serão analisados pelo Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), que enviará os resultados para a Rede Municipal de ensino de Juazeiro, a fim de promover melhorias, como a adoção de novas tecnologias educacionais.

"Esse diagnóstico realizado na Rede é de fundamental importância para identificar qual o grau de adoção de tecnologias digitais, e o nível de apropriação e conhecimento de tecnologias educacionais", destacou o representante do Grupo de Inovação e Tecnologia (GIT), pela Seduc, Charles Alexandre.

Reconhecimento nacional

O empenho da Rede Municipal foi destacado pelo MEC, através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), parceira do PIEC. "Gostaria, em nome de RNP e do CIEB, de parabenizar todos os envolvidos no projeto. Juazeiro foi a primeira Rede que conseguiu engajar com as escolas, sensibilizar os gestores e atingir uma meta importantíssima para o projeto", enfatizou Andrei Amaral, analista de projetos da RNP e coordenador do projeto piloto do PIEC, no Nordeste.

Educação Conectada

Juazeiro é única cidade baiana contemplada com o projeto piloto do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), que visa conectar escolas públicas com internet de alta velocidade, para promover o uso pedagógico da tecnologia digital na Educação Básica. 54 escolas municipais da sede estão sendo beneficiadas, através das parcerias entre MEC, CIEB, RNP e apoio da Seduc, e 49 delas já receberam os equipamentos necessários para viabilização da internet.

"Os equipamentos já estão sendo colocados e as empresas que ganharam o pregão eletrônico, via Brasília, já nos procuraram e já estão em campo nas escolas com o nosso técnico, para garantir que cada sala de aula tenha acesso a sua ferramenta tecnológica", finalizou a assessora técnica da Seduc, Isabel Cristina.

Seduc/PMJ