UPAE e HDM alertam sobre os perigos do diabetes

Sábado (26) é o Dia Nacional do Diabetes. Nesta data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, geridos em Petrolina pelo IMIP/Fundação Professor Martiniano Fernandes, fazem o alerta: é preciso ter cuidado com a doença.

O marco surgiu de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar os brasileiros sobre a doença. Quem tem diabetes, seja tipo 1 ou 2, precisa seguir à risca as recomendações médicas e orientações dos profissionais de saúde quanto à prática de atividades físicas, o consumo de alimentos saudáveis, o sono regular e outros fatores de risco.

O diabetes é uma doença crônica e silenciosa com a qual o paciente deverá conviver durante a vida toda e que pode trazer inúmeras complicações ao longo de seu desenvolvimento, comprometendo a qualidade de vida. Portanto, o acompanhamento médico é extremamente importante e os exames de rotina ajudam a identificar o surgimento da doença.

Diabetes e Covid-19: A principal recomendação para quem tem a doença é ficar em casa e sair apenas quando necessário. É importante alimentar-se adequadamente e manter-se ativo mesmo em casa, pois o sedentarismo tem efeitos negativos na saúde, na imunidade, no bem-estar e na qualidade de vida.

Outras dicas incluem manter hábitos de higiene constantes, como lavar as mãos com água e sabão; higienizar superfícies que possam estar contaminadas; e utilizar máscara individual, como barreira física ao vírus.

Caso o portador de diabetes tome medicamento de uso contínuo, a recomendação é que mantenha e siga sempre as orientações dadas pelo médico.
 
Diabetes e Criançs: Os principais sintomas indicativos de diabetes infantil são: Aumento da fome; Sensação constante de sede; Boca seca; Aumento da vontade de urinar, mesmo durante a noite; Visão embaçada; Cansaço excessivo; Sonolência; Falta de vontade para brincar; Náuseas e vômitos; Perda de peso; Infecções recorrentes; Irritabilidade e mudanças de humor; Dificuldade para compreender e aprender.

Diabetes e Gestação: Pessoas que desenvolvem diabetes gestacional correm maior risco de desenvolver diabetes do tipo 2 posteriormente. Na maioria dos casos, não há nenhum sintoma e o exame de glicemia é o indicado para o diagnóstico neste período.

As estratégias de tratamento incluem monitoramento diário de glicemia, dieta saudável, exercícios físicos e observação do bebê intraútero. Se a glicemia estiver muito elevada, pode ser indicada a utilização de medicamentos.
 

Ascom HDM/IMIP