RedeGN - HU-Univasf/Ebserh participa de campanha nacional para incentivo à doação de sangue

HU-Univasf/Ebserh participa de campanha nacional para incentivo à doação de sangue

"Quem doa sangue, doa vida". O lema atemporal que ressalta o valor terapêutico e simbólico da doação sanguínea ganha ainda mais força durante esse mês com a campanha Junho Vermelho.

Mais uma vez, o HU-Univasf se une ao esforço coletivo das instituições de saúde de todo o Brasil para chamar a atenção da população sobre a extrema importância de manter os estoques de sangue nos hemocentros em plena disponibilidade; o que só é possível com o ato de generosidade dos doadores. 

Com esse objetivo, o Hospital Universitário organizou uma série de ações voltadas à conscientização de pacientes, familiares e da população em geral quanto à relevância da causa. Dentre atividades programadas estão visitas educativas aos leitos, reuniões com os profissionais e entrevistas à imprensa local abordando o tema. Lucyo Diniz, médico hematologista e chefe da Divisão Médica do HU-Univasf/Ebserh, falou sobre a necessidade de incentivar a prática da doação.

"Mesmo com todo o avanço tecnológico da medicina, não temos outra opção que não seja contar com a doação de sangue voluntária e altruísta para ajudar a quem precisa. É um ato simples, seguro e que resume toda a nossa capacidade humana de ser solidário", explicou o especialista. 

Mensalmente, o HU-Univasf chega a demandar mais de 700 componentes hemoderivados, extraídos a partir das bolsas de sangue doadas. Esses recursos terapêuticos são empregados principalmente no tratamento de pessoas vítimas de acidentes de trânsito, onde frequentemente há lesões hemorrágicas que demandam reposição sanguínea. Além disso, os materiais são também empregados para suporte de tratamento de vários cânceres, anemias congênitas, como a falciforme, anemia aplásica, entre outros. 

Diante da enorme contribuição dos doadores para a recuperação dos pacientes acolhidos no Hospital Universitário, o superintendente hospitalar, Itamar Santos, fez questão de deixar uma mensagem de gratidão e incentivo.

"Venho agradecer em nome de toda a equipe hospitalar, assim como também dos pacientes beneficiados pelas doações. As pessoas que vão aos hemocentros não têm ideia da grandiosidade dessa atitude. Muitas vidas são salvas graças a esse ato de generosidade e isso tem que ser reconhecido. Para aqueles que ainda não doam, peço que vejam esse mês temático como uma oportunidade para esclarecer todas as dúvidas e abracem essa linda causa. Doar sangue só faz bem, tanto para quem oferta como para quem recebe!", comentou o gestor. 

Ascom Univasf