RedeGN - HDM começa a se tornar referência em ensino e pesquisa

HDM começa a se tornar referência em ensino e pesquisa

O ensino e a pesquisa, juntamente com a assistência compõem o tripé que dá sustentação à missão institucional do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira- IMIP e a exemplo do que acontece em Recife, o Hospital Dom Malan em Petrolina já começa a se tornar também um centro de referência nessa área. Os profissionais da instituição estão sendo estimulados a ingressar em cursos de pós graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e recebem todo o apoio para o desenvolvimento de suas pesquisas. 

A pediatra Yuri Carvalho estuda diarréia aguda na infância e diz: “Vamos entrevistar os cuidadores das crianças menores de cinco anos atendidas no HDM e saber o quanto eles sabem sobre a doença e os cuidados que estão tendo com essas crianças”.  A pediatra Paula Diniz desenvolve sua tese de doutorado no campo da genética e realiza seu estudo no Hospital em parceira com o laboratório LIKA/UFPE. Já o cirurgião pediátrico Sidney Lemos teve o seu trabalho sobre análise das alterações sofridas por fetos de ratas expostas à agrotóxicos apresentado em dezembro de 2010 na Universidade federal de São Paulo. 

Atualmente, o HDM/Gestão IMIP Hospitalar é um celeiro para o desenvolvimento de diversas pesquisas, incluindo várias dissertações do Mestrado Interinstitucional/MINTER, resultante do convênio estabelecido entre o Ministério da Educação, o IMIP e a Univasf.  “Participamos ainda de estudos multicêntricos”, diz a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, Angélica Guimarães, que acrescenta “acreditamos que a formação desses novos profissionais será uma mola propulsora para o desenvolvimento de novas práticas na nossa região, que se traduzem numa melhoria na qualidade na assistência”.

Ascom HDM