Agricultores e agricultoras da Horta Povo Unido e do CETEGIB de Juazeiro-BA participaram de capacitação promovida pela Associação Povos da Mata e Cesol-SSF

Discutir o passo a passo para aquisição da Certificação Orgânica Participativa foi o principal foco da capacitação realizada na tarde última sexta-feira (23), pela Associação Povos da Mata com representantes da Horta Comunitária Povo Unido e do Centro de Terapias Naturais Gianni Bande (CETEGIB), de Juazeiro-BA.

A formação realizada em parceria com o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), aconteceu no espaço de reuniões da horta urbana que fica no bairro João Paulo II, obedecendo os protocolos de segurança contra a propagação do novo coronavírus.  

A capacitação Aplicação da Metodologia da Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa apresentou a metodologia aplicada pela Associação Povos da Mata, os cuidados nas áreas para a aquisição do selo e a documentação necessária para o processo. A ação consiste em uma alternativa de autocertificação realizada pelos próprios empreendimentos nos espaços de produção.  

"Nesse primeiro momento viemos apresentar a metodologia para os agricultores, o histórico da associação povos da mata, como funciona o processo de certificação. O próximo passo vamos preencher a documentação, fazer plano de manejo e fazer visitas nas propriedades, com as famílias, para avaliação", explicou o facilitador da capacitação e tecnólogo em agroecologia, Enisson Rocha.

Katiuscia Maria da Silva, associada do Cetegib, participou da capacitação e destacou a importância da formação para as atividades do Centro de Terapias. "A importância da capacitação vem no sentido da valorização dos produtos do Cetegib, do incentivo à produção orgânica que tem um conjunto de normas e cuidados que precisam ser seguidos e que atestam a qualidade da produção", pontuou Katiuscia.

O agricultor João Sales também esteve presente à formação e destacou. "A capacitação é importante por possibilitar um custo menor para a certificação de novos processos, além de garanti maior confiança para o cliente", disse João Sales.

Ao final da atividade formativa, a equipe técnica do Cesol-SSF, da Associação Povos da Mata e representantes do Cetegib visitaram o espaço do Centro de Terapias Naturais para a fins de avaliação da certificação orgânica.

A Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa consiste em uma articulação entre produtores da agricultura familiar, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas. O grupo realiza a certificação participativa de produtos orgânicos por meio do aval do Ministério da Agricultura (MAPA), e é um dos Organismos Participativos da Avaliação de Conformidades (OPACs), autenticada para emitir o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg).

Ascom Cesol Sertão do São Francisco